21 de outubro de 2013

Como criar um Golem

O Acervo hoje veio nos contar os segredos de uma criatura histórica... O GOLEM!












Você pode ler a história aqui embaixo se preferir.
[leiamais]

Uma criatura de grande poder destrutivo que possui diversas utilidades. Relatos históricos criam uma enorme quantidade de evidências de sua existência. Seria o homem capaz de criar uma criatura viva à partir do barro?
Hoje vou lhe ensinar tudo o que sei sobre golens inclusive, o ritual e instruções necessárias para que você possa tentar criar um.
Caso você ainda não saiba: Golens são poderosas criaturas feitas de argila que quando criadas por mãos de homens ganham "vida" e são capazes de auxiliar seu criador em todos os tipos de tarefas que vão desde afazeres domésticos até proteger seu dono contra todo o tipo de ameaças.
Embora vivo, um golem não possui alma e nem mesmo sabe falar. Não tem sentimentos e emoções, não sente alegria nem dor ou cansaço e sua força é tamanha que poderia derrubar um elefante com um só golpe .
Mas... Qual a origem de toda essa história?
Para que haja compreensão precisarei citar um livro que muitos chamam de "sagrado"...
A bíblia cristã e também a Torah nos fala sobre um homem chamado Moisés, nesses textos é dito que ele recebeu 5 tábuas que continham leis que foram especificamente criadas por seu Deus.

Além desse livro, acredita-se que Moisés recebeu em segredo um outro livro chamado Sefer Yetzirah ( O Livro da Criação) que hoje faz parte de um conjunto livros conhecidos como Cabalá.
O livro da criação não era algo que pudesse ser aberto a todos pois, seu conteúdo enigmático de difícil compreensão explica na prática o método utilizado por Deus na criação do mundo e por causa disso foi mantido em sigilo e restrito à um número pequeno de sábios daquela época.
Esse livro fala abertamente sobre a possibilidade de se criar um golem e alguém com conhecimento avançado poderia fazê-lo se combinado com algumas instruções da Torah.


Parece uma linda história encantada não? Mas vejamos o lado aterrorizante de todo esse conto afinal, é justamente isso que importa.

Aquilo parece útil na verdade é algo desastroso!
Um golem tende à perder o controle com muita facilidade e quando isso acontece ele se torna uma criatura destrutiva capaz de matar e aniquilar toda a forma de vida que estiver em seu caminho, é como se um demônio feito de barro estivesse caminhando sobre a terra e dizimando tudo.
Porque isso acontece? Simples! Por mais limpo que aparenta ser, o homem possui um coração imundo, sujo, carregador de más intenções e repleto de inveja e sendo golens criaturas que exigem pureza de seu criador, fica fácil a perca de controle.
Existem diversos relatos com exemplos de pessoas que tentaram controlar um golem e falharam.
A maioria deles eram rabinos judeus, homens que dedicam sua vida servindo ao seu Deus.


A história mais popular aconteceu no século 16 na cidade de Praga, República Checa. A lenda local conta que um rabino chamado Low ben Bezaleel criou um golem de 9 metros de altura chamado Yosef.
Ele tinha o propósito de realizar tarefas diárias como tirar água do poço cavar o solo e durante a noite deveria proteger a cidade no entanto, a criatura ficou descontrolada de um dia para o outro causando assim um grande tumulto pois, começou a atacar ferir e matar as pessoas daquele lugar, tão perigoso tornou-se que o rabino precisou "desligá-lo." Após muito custo Bezaleel conseguiu colocar um pergaminho que continha um dos muitos nomes de seu Deus dentro da boca do golem e assim, a criatura parou e se transformou em um amontoado de barro "sem vida." Acredita-se que os restos "mortais" do golem foi guardado dentro do porão de uma das sinagogas existente na cidade de Praga e que lá está até os dias de hoje porém, os atuais administradores dessa sinagoga negam a existência de tal fato mas, não permitem que ninguém (principalmente estranhos) visite o porão da sinagoga e acredite ou não, existem rabinos que garantem que o golem de Praga é verdadeiro e alguns até dizem que já tiveram o privilégio de ver.
Há muitos outros relatos além desse, não contarei todos aqui.
Agora você já sabe o quanto pode ser perigoso criar um golem e se quiser tentar, tome nota das seguintes instruções...

Ritual e itens necessários para criar um golem:

Todo o material de que precisar para criar um golem deverá ser purificado de acordo com os costumes e tradições judaicas, você precisará de: Argila de um solo virgem (solo não habitado), poeira peneirada e purificada que seja desse mesmo solo, água de uma mina natural, papiro de escrita, tinta vegetal e vestes brancas.
Lembrando novamente! Cada uma dessas coisas devem ser espiritualmente purificadas, inclusive a pessoa que resolver criar o golem pois, a mesma deverá antes fazer um ritual de imersão e purificação conforme costumes judaicos.

Deverá fazer isso em qualquer dia da semana, só não pode ser no sábado e estou falando do sábado de acordo com o calendário judaico e não de acordo com o calendário comum.
Certifique-se e começar bem cedo, vista sua veste branca e com uso de argila e água dê forma ao Golem semelhante a forma humana, modele ele com pelo menos o dobro de seu tamanho e lembre-se que deverá ser esculpido apenas com uso das mãos.
Não se esqueça de que o golem precisará de ao menos um olho, boca e orelhas, modele esses detalhes com os seus dedos.
Conforme for moldando, polvilhe um pouco de poeira peneirada.
O ritual diz que você deverá orar / rezar e cultuar o Deus dos judeus durante todo o processo de modelagem de criação do golem, de sua boca deverá sair palavras de adoração e não deverá se referir ao deus do judaísmo de outra maneira senão por: Adonai ou Hashem.
Terminou de modelar? Agora é hora de esperar algumas horas até que a argila fique mais firme, aproveite esse momento para escrever no papiro com tinta vegetal a palavra "Emeth," a qual significa "verdade" e deverá escrever isso em idioma hebraico.
Agora que já escreveu a palavra, basta fixar esse pedaço de papiro bem no meio da testa do golem e em poucos minutos você saberá o resultado.
Uma lenda ou uma verdade oculta? Não sei o que dizer, só sei que pelo o que conheço é certo que a maioria daqueles que ousarão tentar esse ritual certamente são impuros, duvido muito que conseguirão e caso alguém consiga será catastrófico, até prevejo pessoas sendo esmagadas por uma criatura de barro gigante totalmente incontrolável, será uma verdadeira chacina!
De qualquer forma, se isso acontecer basta apagar a primeira letra da testa do golem, falo da letra aleph, dessa forma a palavra Emeth se transformará em Meth, que em hebraico significa Morte. Lavo minhas mãos mas antes, pergunto:
Você é capaz alcançar a testa de um gigante de barro descontrolado?
Qual o seu nível de "pureza" para tentar isso?



Bons Pesadelos...

12 comentários:

Leandro disse...

Muito legal a historia do Golem !
Alguém para fazer um conto sobre ?

guilherme disse...

e.e se eu nao me engano tem um episodio de supernatural contando a historia de um golem...eu quero um *U*

NardarMir disse...

Veio! vocês tão loco? Eu não digo isso por realmente criar um golém, mas porque sem querer podem criar uma egrégora/abyssal/artificial/golém ou uma forma-pensamento/larva etheral... Justamente porque há intenção envolvida na bagaça... Depois que estiverem sendo obssediados por "entidades" não vão dizer que não avisei...

Anônimo disse...

Golem pra mim só o timcanpy valeu

Anônimo disse...

Ate queria um desse pra arrumar a cama ou varrer a casa mas acho que não tenho pureza nenhuma u.u

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Existem também outros tipos de Golem, criados a partir de diversos materiais (pelo menos, de acordo com a literatura fantástica e/ou ficção científica), como metais - feitos com peças de armaduras, geralmente - ou até mesmo ossos ou carne - construído à base das partes de corpos dos mortos. O monstro Frankenstein seria o exemplo mais famoso deste último tipo de constructo.

Ramon Gomes disse...

Há uma história de "Hellblazer" (Highwater - Pecados do Passado) em que John Constantine transforma um cadáver em um Golem, para massacrar um grupo de neonazistas que estavam agindo em uma cidadezinha americana. Lendo esse texto, percebo o quão sutil foi a sacada do roteirista, de usar um monstro vindo do folclore bíblico judaico para combater nazistas. Na HQ é possível ver a palavra em hebraico escrita na testa do Golem, e depois o próprio Constantine apaga a primeira letra da palavra, fazendo o cadáver se desfazer em um monte de barro, exatamente como descrito no texto. Incrível fidelidade a todos os detalhes da lenda!

ts.abreu.ta@gmail.com disse...

os itens sao muito dificieis de criar

Maicon Bárbaro disse...

No desenho dos caça fantasmas apareceu a história de um golem também...

Unknown disse...

Num dos episódios especiais de Halloween dos Simpson's também já falaram do Golem.

"Você é capaz alcançar a testa de um gigante de barro descontrolado?" É só fazer uma criatura de tamanho normal ou um pouco menor...

Draw and Design disse...

Quem ja jogou vai lembrar quem não assista o video fala desse golem de praga alias esse jogo se passa em praga na era medieval https://www.youtube.com/watch?v=DmLFSzZprhw