28 de novembro de 2013

Conheça 6 pinturas históricas perturbadoras

Com certeza, em algum momento de sua vida, você deve ter se deparado com uma obra de arte meio assustadora, com personagens sombrios em situações que lhe causaram aflição. A arte moderna está repleta desse estilo que mexe com a nossa curiosidade.

No entanto, as obras que mais chamam a atenção nesse quesito são as mais antigas, de séculos passados, que foram inspiradas em mitos ou retratavam fatos verdadeiros. Logo abaixo, você pode conferir uma amostra dessas pinturas de visual perturbador e as suas histórias. Vale o alerta de que algumas imagens são fortes e recomendadas apenas para maiores de 18 anos.

1 – A ira de Saturno


Título da obra: “Saturno devorando seu filho”

Autor: Francisco Goya

Ano: Entre 1819 e 1823

História: Pertencente à série das “Pinturas Negras”, essa é uma das obras em óleo sobre reboco que fazia parte da decoração das paredes da casa que Francisco de Goya adquiriu em 1819 perto de Madrid, chamada a Quinta del Sordo. A obra mostra um acontecimento inspirado na mitologia, quando Saturno devora um de seus filhos para evitar que ele o derrubasse.



2 – Versão macabra



Título da obra: “Estudo do Retrato do Papa Inocêncio X segundo Velázquez”

Autor: Francis Bacon

Ano: 1953

História: Francis Bacon fez a sua versão de uma pintura já existente do Papa Inocêncio X, produzida pelo artista espanhol Diego Velázquez em 1650. Em 1953, Bacon quis recriar a obra com uma visão distorcida e sombria, evidenciando a ansiedade e aflição da época pós-guerra.

3 – Terrores da guerra



Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Título da obra: “Gangrena do braço amputado no hospital”

Autor: Eduard Stauch

Ano: 1863

História: A pintura do artista retrata o soldado Milton E. Wallen com o braço gangrenado no hospital durante a Guerra Civil Americana.

4 – Perturbador



Título da obra: “O Pesadelo”

Autor: Henry Fuseli

Ano: 1781

História: A interpretação de Fuseli para o pesadelo retrata simultaneamente uma mulher e o conteúdo do seu sonho ruim. Alguns teóricos antigos afirmavam que a cabeça do cavalo refere-se à crença e ao folclore sobre pesadelos, enquanto críticos contemporâneos relatam a sexualidade evidente da pintura, que já foi interpretada por alguns estudiosos como antecipação das ideias freudianas sobre o inconsciente.

5 – Luta e demônios



Título: “Dante e Virgílio”

Autor: William Bouguereau

Ano: 1850

História: Esta pintura foi inspirada em uma curta cena da seção “Inferno” da obra “A Divina Comédia” (de Dante Alighieri), situada no oitavo círculo do inferno (aquele dos falsificadores e fraudadores). Nesse círculo, Dante, acompanhado por Virgílio, assiste a uma luta entre duas almas condenadas: Capocchio, um herege e alquimista, que é atacado e mordido no pescoço por Gianni Schicchi, que havia usurpado a identidade de um homem morto a fim de reivindicar sua herança de forma ilícita.

6 – Morte em família



Título: “Ivan, o Terrível, e seu filho Ivan”

Autor: Ilya Repin

Ano: 1885

História: A pintura retrata Ivan, o Terrível, logo após assassinar o seu próprio filho acidentalmente por espancamento —e o pior é que essa é a verdadeira história do Czar russo Ivan IV. Tido como cruel e totalmente insano, o imperador espancou a nora grávida por discordar de suas vestes, e ela perdeu o bebê. Com isso, o seu esposo (filho do Terrível) Ivan Ivanovich foi tirar satisfações com o pai, que lhe golpeou com uma barra de ferro na cabeça e causou a morte do rapaz.

Fonte: Megacurioso

Post by: Loucifre
Twitter: @loucifre

Bons Pesadelos... 

16 comentários:

*☆*Rebecca*☆* disse...

uau. (não consigo pensar em mais nada. isso é perturbador.)

Unknown disse...

Não achei tão forte assim para que algumas não forrem aconselhadas para menores de 18 anos, mas não deixam de ser perturbadoras.

Leon Leonidas disse...

Achei o +18 um tanto exagerado, mas existem pessoas mais fracas que eu, então de qualquer forma foi bom né... Matéria excelente, e me informou um bocado, principalmente porque eu achava que o primeiro quadro era Cronos devorando um de seus filhos e não Saturno... hehehe

disse...

Nossa... "O Pesadelo" e "Dante e Virgilio" foram duas obras pelas quais me apaixonei... achei belíssimas... mas acho que tudo depende de como cada um interpreta...

Unknown disse...

Leon, "Saturno" é o nome romano de Cronos.

- Míris

Unknown disse...

Nem é tão perturbardor, Reconheço que algumas pessoas tem medo, ou seja, são sensíveis, a mas o + 18 foi totalmente desnecessário. Quem ficou muito perturbado aí já é 'Putália'

eu tenho 10 anos e continuei normal, vou até concordar, alguns posts do medo são perturbadores, porém esse aí não é lá essas coisas

@nanisf disse...

"O Pesadelo" é lindo e perturbador ao mesmo tempo... Adoro essa pintura!

E gosto desse layout do blog, mas uma coisa que eu sinto falta do outro é que no "continue a ler", abria a postagem na mesma página, e agora vai pra outra. Muito ruim.

Venator disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Venator disse...

Idiotice discutir uma classificação indicativa… Otima postagem, bem informativa

Unknown disse...

Algumas das historias por tras das pinturas são ainda melhores:

1- Essa pintura ficava na sala de jantar da casa de Goya.... o "período negro", de pinturas com cenas perturbadoras e escuras, começou quando o pintor percebeu que estava lentamente ficando cego.

2- Francis Bacon nunca foi muito normal.... além de seus retratos de papas, ele ficou conhecido por pinturas como "head surrounded by sides of beef" (joga no Google!) e outras pinturas perturbadoras e até escatológicas, que tentam mostrar a fragilidade humana, a ideia de "somos apenas carne".

4- O Pesadelo faz referência à paralisia noturna, antigamente chamada de "Incubus" por causa dos demonios do folclore europeu. Já acordou no meio da noite sem conseguir se mexer nem dizer nada? Para os europeus dessa época isso era causado por um demonio sentado sobre o seu peito...

6- Ivan queimava vilas inteiras por desobedecerem uma ordem sua e se divertia jogando cães das janelas de seu castelo, mas tudo indica que ele realmente amava seu filho. O assassinato de Ivan Ivanovich e a culpa que ele gerou são considerados a gota que fez o Czar realmente enlouquecer.

Botan disse...

Tenho mais medo daquelas fotos das crianças... :C

Unknown disse...

Leon Leonidas
Mas é mesmo Cronos,porém em sua forma romana,Saturno.Ambos são o mesmo titã que devorou seus filhos...

Anônimo disse...

Incrível simplesmente

Unknown disse...

Os indíviduos do quadro Dante e Virgílio teriam alguma relação com os personagens do jogo Devil May Cry, ''Dante e Vergil''?

kitsune astarothy disse...

tambem penssei isso quando li alex

fernando disse...

Saturno devorando seu filho não foi adquirido por Goya perto de Madri, esta tela foi pintada pelo próprio Goya que era um pintor e gravador espanhol e pertenceu aos movimentos Neoclassicismo e Romantismo estético.