13 de maio de 2014

Morre H.R. Giger, criador de Alien



H.R. Giger, o artista suíço responsável por criar o visual do Alien para o filme de Ridley Scott, faleceu nesta segunda, aos 74 anos. Os ferimentos causados por uma queda seriam a causa da morte.



Giger ganhou fama com Necronomicon, uma coleção de imagens inspiradas em H.P. Lovecraft. Sua participação em Alien começou em 1975, quando chamou a atenção do roteirista Dan O'Bannon enquanto trabalhava com o cineasta chileno Alejandro Jodorowski numa versão de Duna jamais concretizada. O'Bannon mostrou a Scott o livro Necronomicon e o diretor decidiu adaptar literalmente as pinturas fálicas do suíço para criar o alienígena do filme de 1979.



Giger ganhou um Oscar por Alien e retornou à franquia em 1992 para trabalhar com David Fincher  em Alien³. O artista também trabalhou no design de A Experiência (1995) e dirigiu diversos documentários como Swiss Made e A New Face of Debbie Harry.


O trabalho de H.R. Giger também pode ser visto na capa dos álbuns de vários artistas como Brain Salad Surgery (1973), de Emerson, Lake & Palmer, e Koo Koo (1981), de Debbie Harry. No álbum Frankenchrist (1985), o Dead Kennedys usou a pintura Landscape XX (ou Penis Landscape) como pôster, o que levou a banda a ser processada.



2 comentários:

agatodemonbear disse...

triste noticia :(

Unknown disse...

olha essa caba do álbum cheio de pinto penetrando alguma coisa, que sem noção!