21 de junho de 2009

Clássicos do Terror

Aqui vai uma lista dos clássicos do terror pra todos os gostos. Filmes das antigas e por mais que alguns já tenham ganhado um “remake” os originais merecem ser assistidos!

“Sexta-Feira 13” (1980)

Esse não pode faltar, né? Depois de muito tempo fechado, alguns monitores vêm passar uns dias no local que por muitos ficou conhecido como o “Acampamento Sangrento”. Ignorando os avisos, eles preferem se divertir e passar o final de semana cantando e fazendo amor. Mas não esperavam que alguém fosse brincar de “Mate o Monitor”. Assim, um por um eles vão morrendo sem que os outros descubram.

“Eraserhead” (1977)

O clássico de David Lynch é a coisa mais próxima de estar preso em um pesadelo: Não faz muito sentido, mas você tem a sensação de algo está sempre errado. Lynch emprega jantares que andam fora do prato, estranho silêncio ensurdecedor e uma criança que faz o Bebê de Rosemary parecer bonitinho e fofinho.

“O Exorcista " (1973)

O verdadeiro terror de “O exorcista” não está na possessão satânica, mas sim na impotência de uma mãe a tentar salvar uma criança. Uma tonelada de efeitos especiais, fantásticos para a época, são aplicados e o diretor, William Friedkin, cria um dos maiores clássicos do terror mundial

“Halloween” (1978)

O filme de John Carpenter é culpado pelo surgimento dos filmes de terror do estilo “susto”, que destruiu o gênero nos anos 80. Mas o “Dia das Bruxas” possui um estilo e uma intensidade que a maioria dos seus copycats falha. Desde a abertura - quando vemos através dos olhos do menino Michael Myers como ele causa o assassinato de sua irmã - em diante, o filme baseia-se no suspense e não no sensacionalismo. O nosso medo é causado por o que poderá vir a acontecer, em vez de eventos atuais. Carpenter gasta uma boa quantidade de tempo na escuridão, fazendo-nos ver coisas que podem ou não estar lá. Vale assistir!

“Inverno de Sangue em Veneza” (1973)

Após o trágico acidente que culminou na morte de sua filha, o casal Laura (Julie Christie) e John Baxter (Donald Sutherland) mudam-se para Veneza, afim de esquecer a tragédia. Porém, lá chegando, uma mulher diz que sua filha está enviando mensagens do mundo dos mortos, iniciando uma perigosa relação de curiosidade sobre o outro lado da vida. Nicolas Roeg faz um filme rico em atmosfera irreal e trabalha em um nível puramente psicológico, desorientado, e constrói um terrível clima.

“O Massacre da Serra Elétrica” (1974)

Levemente baseado em fatos reais, conta a história de um grupo de jovens que, durante uma viagem de carro, cometem um erro no trajeto e acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma serra elétrica para matar as pessoas, tratando-as como carne animal.

“A Hora do Pesadelo” (1984)

Antes de serial-killer Freddy Krueger se tornou uma referência da cultura pop. Ele representou o maior ídolo do terror desde Michael Myers. Depois de ser queimado vivo por cometer uma série de atentados contra crianças, Freddy Krueger encontra uma nova maneira de atacá-las: através de seus sonhos. Vale muito a pena assistir esse clássico de Wes Craven e todas as suas continuações (sendo que ele se deteriorou, infelizmente, pelo tempo).

“Suspira” (1977)

Um filme do italiano Dario Argento. Uma novata em uma elegante academia de balé européia percebe, aos poucos, que a escola é na verdade uma fachada para um mundo sinistro e bizarro, cujo objetivo é promover caos e destruição. O enredo quase não faz sentido, por isso aterroriza ainda mais você.

“A Noite dos Mortos Vivos” (1968)

Um satélite com radiação extra-terrestre acaba provocando a volta à vida das pessoas recém-mortas na Terra. Um grupo de pessoas, então, acaba se abrigando em uma casa isolada para escapar dos comedores de gente, enquanto esperam o resgate, em uma noite infernal. Um clássico do terror trash, que inspirou vários outros títulos e até games do diretor George A. Romero.

“Psicose” (1960)

Alfred Hitchcock se tornou com esse filme o pilar do terror contemporâneo. Mais do que apenas um filme, “Psicose” é um clássico dos clássicos. Hitch emprega todos os seus truques no filme como matar o personagem principal no meio do filme regado a uma tonelada de humor macabro. Norman Bates não é um monstro no sentido clássico, ele sugere que o maior mal pode esconder-se debaixo do mais agradável semblante. A cena do chuveiro é uma das cenas mais conhecidas da história do cinema.

Considera outro clássico? Fala dele ai pra gente...

Bons pesadelos...

28 comentários:

Anônimo disse...

unico que realmente acho interessante como "terror" eh O exorcista nao so pelo filme mais tambem por ser uma historia polemica e interessante.
nao acredito em possessao, anos atraz a igreja trava todos disturbio como possessao que hoje sao tratos com psicologia , a igreja afirma que 97% dos casos sao psicologico e 3% sao reais , mais nao acredito que nem os 3% seja real pq a igreja nao falaria que uma pratica feita a centanas de anos seja falsa e que a ciencia que eles sempre falaram "mau" antigamente esteja certa ( mais uma vez)
mais nao deixa de ser um grande caso conhecido praticamente pelo mundo todo....
(e se alguem acredita em possessao e acredita na biblia intao me explica onde esta o livre arbitrio que deus deu se vc esta sendo "controlado" por um "demonio"...)

Anônimo disse...

Mas esse post não era sobre os "clássicos dos filmes de terror" ?? Não acho que foi feito pra discutir se alguém acredita ou não em possessão ou na Bíblia.Mas que mania que esse povo tem de querer distorcer as coisas.

MEDO B, dos clássicos dos clássicos,eu acho que realmente O EXORCISTA, A HORA DO PESADELO e A NOITE DOS MORTOS VIVOS, foram os que mais marcaram a minha juventude. Um pelo tema realmente polêmico pra época,o segundo porque Freddy Krueger ficou impresso na mente das pessoas por um bom tempo e o terceiro, bem, digamos que esse foi um filme de terror meio esdrúxulo...pq ver um bando de morto vivo atrás dos miolos humanos era hilário. O jeito de fazer filmes de terror mudou muito de lá pra cá né.

K@RIN@ OLIVEIR@ disse...

FREDDY É MEU ÍDOLO ATÉ HOJE!! PRA MIM ELE É O MELHOR DOS ASSASSINOS DE FILMES!! O EXORCISTA É O CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS SEM DÚVIDA. SEXTA FEIRA 13, A VOLTA DOS MORTOS VIVOS, HALLOWEN E POR AÍ VAI...NOSSA COMO ASSISTI ESTES FILMES NOS ANOS 80 E 90! E TEM TB O FILME CEMITÉRIO MALDITO Q TB ME MARCOU MUITO.

Anônimo disse...

Nao foi feito para discutir , so deixei minha opniao e nao abri uma discussao...

Anônimo disse...

eu axo que Tomates Assassinos um clássico!! '-'

Anônimo disse...

Os OUTROS tambem é um filme muito bom, envolve desde o começo e o fim é bem surpreendeNte pra quem asSite pela primeira vez, e dpois mesmo ja sabendo o fim vc acaba assistindo de novo.

Anônimo disse...

outro tmb muito bom q eu me lembro dos anos 80/90 era UM LOBISOMEM AMERICANO(acho q era esse mesmo o titulo)Depois teve uma continuaçao um lobisomem americano em londres, parece , passava no SBT ou pra quem ja tem uma idadezinha: TVS , na antiga sessao das dez era muito bom tmb, antonio

Anônimo disse...

Esqueceram do Nosferatu de 1922, aquele filme me assusta até hoje ._.'
Ou entao o fantasma da ópera, esqueci a data, mas é lá pro anos 20, 30 ... Lobisomem, Drácula... Tudo filme do início do século passado aueaieauiaeoe

pequena estrela disse...

o fantasma da ópera é foda.. adoro!

HikaCheshire disse...

Todos são clássicos do terror SIM, eles foram contemporâneos para a época, podemos ver atualmente que os filmes que tentam seguir essa linha são fracassos ou "cômicos", nunca vão chegar aos pés desses que começaram.
Nota-se que o ocidente está importando filmes orientais, pois não conseguem chegar perto do que já criaram um dia.
Pelo menos é a minha opinião.

Estrela, eu só acho que faltaram uns antigões como os filmes do Vincent Price, como A Casa de Cera, As Sete Máscaras da Morte e etc. São considerados clássicos também.
Além dos bons e velhos filmes de monstros que conhecemos, como Drácula e Frankenstein com Bela Lugosi, O cara, ou o Boris Karloff.
E também admiti sentir falta de Poltergeist ^^'''!

AMEI O POST!MUUUITOOO!!!!

=******!

Alessandra Castro disse...

Pow a primeira versão de 1984 de A Profecia. Damien é tão lindo quanto infernal. Sem falar nos lances que aconteceram por trás das câmeras.

Conteúdo do site disse...

AMO SUSPIRIA

Visionário disse...

O filme que realmente marcou, como filme de terror, sem dúvida, foi O Exorcista. Mais recentemente, Sexta-Feira 13.
Mais terror, daqueles que você assiste e passa a noite acordado, só com os filmes de Drácula, tendo como intérprete Christofer Lee.
Veja se acaba com esses comentários Anônimos. Não dá para ler e questionar com alguém que não se identifica.

Anônimo disse...

não se fazem mais filmes de terror como antes ;\

manieky disse...

HALLOWEEN

CARA ESE FILME ME FES CHORAR..

Isabela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabela disse...

Acho que faltou "O Iluminado".

;) disse...

Opa , estão de parabéns , esses filmes realmente são ótimos classicos

Mas acho que faltou Cemitério Maldito [?]

Leon disse...

muito boa a tua lista mas não falto o freaks??? esse sim eh um verdadeiro classico conciderado por muitos como um dos filmes mais assustadores d todos os tempos

MAXIMA disse...

POR MIM FALTOU O DEAD EVIL

Unknown disse...

devia ser feito um especial de filmes japoneses de terror. meu favorito é Uzumaki

Anônimo disse...

UM CLASSICO DO TERROR BEM SERIA -
O MESTRE DOS BRINQUEDOS(PUPPET MASTER,BRINQUEDOS DIABOLICOS) OU DOLLS EU ACHO QUE E SOU EU VOU PROCURA POR +

Mandy • disse...

Olha... Filme msm que eu ñ consigo esquecer jamais eh (uma chamada perdida)... Esse filme éh tão terror que chaga ateh ser feio...
O terror não esta no começo... por isso galera, não desliguem o filme por achar que ele seja páia... Esperem ateh oo meio do filme!!!
Eu msm achei que seria páia... ¬¬' me odeio por ter assistido...

O Medo B. Poderia fazer um post com esse filme... Sera que poderia acc a idéia??

Beijão... Parabéns,O blog ta d+

Mandy • disse...

Olha... Filme msm que eu ñ consigo esquecer jamais eh (uma chamada perdida)... Esse filme éh tão terror que chaga ateh ser feio...
O terror não esta no começo... por isso galera, não desliguem o filme por achar que ele seja páia... Esperem ateh oo meio do filme!!!
Eu msm achei que seria páia... ¬¬' me odeio por ter assistido...

O Medo B. Poderia fazer um post com esse filme... Sera que poderia acc a idéia??

Beijão... Parabéns,O blog ta d+

fork disse...

frdy nunca se fode eles matam ele mais ele naum morre e ainda por cima nos sonhos naum adianta correr pq ele controla tudo

André disse...

faltou o chucky hehe \o/

Unknown disse...

Post interessante !

Sempre gostei de freddy krueger o robert england é o grande ator maravilhoso e vi todas as partes dele , exceto aquela cena do parte 3 q a jennifer pendurada na tv essa eu nunca esqueci .

Gente faltou tambem muita coisa de terror classico de todas partes que nunca esqueco tambem :

UMA NOITE ALUCINANTE

COLHEITA MALDITA

POLTERGEIST

O ATAQUE DAS FORMIGAS GIGANTES

GALAXIA DO TERROR

CREEPSHOW-SHOW DOS HORRORES

AMITYVILLE

Parabens pelo post . Fabio

Unknown disse...

Homenagem ao clássico do terror...confira!

https://www.youtube.com/watch?v=HvElylYKUE0

Acesse a descrição do vídeo e conheça a Banda Libertino.