12 de julho de 2009

O Umbral

O umbral para o espiritismo e certos sistemas de crenças influenciados por ele é um estado ou lugar transitório localizado próximo a crosta terrestre por onde passam a maioria dos homens após a morte, no qual experimentam sofrimentos "físicos" e morais.
Muitas vezes o espírito, tão ignorante, desencarna, passa ali vários anos e mesmo assim ignora sua condição desencarnado. Segundo as descrições dos espíritos, o umbral é a sede dos espíritos de baixo desenvolvimento espiritual da terra, e sua descrição é de um lugar de trevas povoado de dor, gritos de sofrimento, gemidos e de um insuportável cheiro.

Agora você deve estar pensando que o umbral e o inferno são a mesma coisa. Certo? Errado!

Diferença entre o umbral e o inferno católico:

No inferno católico a alma recebe uma sentença eterna de sofrer nas chamas para todo o sempre e segundo a doutrina espírita, o umbral é a região onde o espírito desregrado permanece temporariamente, até que lhe seja permitida uma nova encarnação para que possa resgatar melhor suas dívidas com Deus. Porque no espiritismo não existe uma lei de Deus que condene ou felicite um espírito eternamente, pois existe a lei da reencarnação e uma imposição assim estaria claramente negando a tão falada justiça divina, que o catolicismo tanto proclama mas se contradiz totalmente ao impor penas eternas para uma alma que só teve uma encarnação para praticar o bem e o mal.

No livro “Nosso Lar”, uma das primeiras obras a mencioná-lo, psicografada por Chico Xavier e atribuída ao espírito de André Luiz, o Umbral é definido como uma "região destinada a esgotamento de resíduos mentais (...)". O tempo de permanência no Umbral, e a ocorrência de processos dolorosos de culpa e flagelação, vai depender do estágio evolutivo da alma e do reconhecimento humilde das faltas cometidas (quando for o caso).

Fontes: wikipedia ; guia.heu.nom.br

Bons pesadelos...

28 comentários:

Anônimo disse...

Não posso imaginar um Deus a recompensar e a castigar o objeto de sua criação , na terra temos nossa responsabilidade e sofremos as consequencias dos nossos atos.
Nao seria justo sofrermos na vida , para sofrer apos ela tambem .
Bom eu nao sei bem , esse assunto é muito pessoal , cada um imagina de um jeito .e ninguem desse mundo vai conseguir dizer se é o certo ou é errado.

Anônimo disse...

Adorei o post uma vez que sou bem ligado ao Espiritismo de A.Kardec.

danilo matanza disse...

putz que viajem meu!!!
"transitório localizado próximo a crosta terrestre "
hehehehehehehe :|

Anônimo disse...

Na AMORC os neofitos para serem iniciados tinham que encaram o terror do umbral hoje é simbolico...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
;) disse...

AHUAUHAUHAUHAUHUHAAA

Engraçado o post , muito bom

Anônimo disse...

Eu acredito no Umbral...
Pelo menos faz mais sentdo do que o "inferno" todo contraditorio que as ingrejas pregam...
O interessante, é que o espiritismo kardesista prega suas coisas, esplica, e MUITAS coisas pregadas pelo espiritismo são provadas cientificamente (sim, é só procurar....;)) e não fazem como outras religioes que falam uma coisa, é aquilo e ponto...

Anônimo disse...

Ótimo post!Acredito muito nesta justiça pregada pelo espiritismo.Erro todos nós cometemos,sempre,seria muita injustiça pagarmos para o resto da vida por algo que cometemos no auge de nossa ignorância.Nossa tendência na maioria das vezes é melhorar sempre,reparar nossos erros,evoluir e portanto é merecida e fundamental essas novas chances.

pequena estrela disse...

";)"

não entendi a graça

Bruno Menesis disse...

cara...como um conto, o umbral é bem interessante, mas baseado na minha crença é bem improvavel.

No caso do inferno, ele é interpretado pela sociedade de forma errada. Ele seria como um estado de espirito (e não um lugar fisico) que a propria alma se coloca. É bem complicado explicar em um comentario algo tão complexo e tirar da mente a ideia popular de um inferno terrivel feito de fogo, que na verdade é usado pra simbolizar sofrimento e solidão.

Enfim só queria mostrar minha opnião (como todo mundo aqui fez)e dizer que não é contraditorio como muitos pensam, apenas intendido de forma errada.

;) disse...

"Pequena estrela"

Eu achei graça porque acho isso uma bobagem mesmo , na minha opinião , respeite u.u

UHAUHAHU. Eu acredito em outra coisa , incluse em uma mulher que foi influenciada a escrever sobre isso.Recomendo você procurar sobre Ellen G. White , tem até um trecho em um livro dela que diz

"O espiritismo é a obra-mestra do engano. É a mais fascinante e bem-sucedida ilusão de Satanás, calculada para atrair a simpatia dos que tiveram de levar seus queridos à tumba. Anjos maus aparecem sob a forma dos que morreram, relatando incidentes ligados à vida deles e desempenhando atos que eles realizaram enquanto viviam. Desta forma [os anjos maus] levam as pessoas a acreditar que seus amigos mortos são anjos, os quais podem estar a seu lado e comunicar-se com eles. Esses anjos maus, que se apresentam como os queridos mortos, são tratados com uma certa idolatria, e sua palavra é considerada como de muito maior peso que a Palavra de Deus. Signs of the Times, 26 de agosto de 1889.

pequena estrela disse...

";)"

não estou desrespeitando sua opinião, muito pelo contrário, eu perguntei o pq da graça, apenas isso. não sou de ficar atacando as pessoas ao contrario de muita gente por ai pq isso não me leva a nada.
obrigada pela recomendação, vou ver se me informo mais sobre Ellen G. White.

Medo B. disse...

Concordo com a Pequena Estrela

No caso quem desrespeitou foi quem achou graça da crença do outro

No caso ;) o desrespeito veio de sua parte ";)"

Anônimo disse...

"O espiritismo é a obra-mestra do engano. É a mais fascinante e bem-sucedida ilusão de Satanás, calculada para atrair a simpatia dos que tiveram de levar seus queridos à tumba. Anjos maus aparecem sob a forma dos que morreram, relatando incidentes ligados à vida deles e desempenhando atos que eles realizaram enquanto viviam. Desta forma [os anjos maus] levam as pessoas a acreditar que seus amigos mortos são anjos, os quais podem estar a seu lado e comunicar-se com eles. Esses anjos maus, que se apresentam como os queridos mortos, são tratados com uma certa idolatria, e sua palavra é considerada como de muito maior peso que a Palavra de Deus. Signs of the Times, 26 de agosto de 1889."

Cara, uma moça que trabalha pra minha vó disse essa mesma coisa, talvez ela e a autora sejam da msm religião...
Foi malz a ignorancia, mas não conheço essa autora, mas posso te dizer que o trabalho feito nos centros espiritas, de atendimentos e ajudas é bem mais sério e digamos "profissional". Um espirito inferior não conseguiria fazer o feito citado no texto graças á varios fatores...

Muita gente tem uma visão ainda muito ignorante do que acontece nos centros espiritas kardecistas. Essas pessoas formam opiniões muitas vezes erradas, sobre coisas que se quer acontecem na religião...Uma crença espirita nun é ficar recebendo espiritos e conversando com eles só.
Quem faz isso são apenas os mediums (que nascem com essa sensibilidade de se comunicar) e pessoas que foram preparadas, para os demais, há palestras sobre o assunto, sobre pessoas como Bezerra de Menezes, Chico Xavier etc... Para jovens tem as mocidades, que abordam assunto como sexo, doenças, problemas da humanidade pela visão do espiritismo e põe em discussão, além de tentar ajudar jovens mediums como lidar com isso, pq realmente não é facil e talz...

Tipo, procurem saber um pouco, é realmente uma crença muito interessante...

flw!

pequena estrela disse...

"Anônimo"

eu sinceramente nunca fui em um centro espirita ou algo do tipo, mais tenho 2 irmãs que já foram e mesmo a minha família sendo católica elas gostaram muito, confesso que tenho a curiosadade de ir também.

Anônimo disse...

pequena estrela.
Vá sim! È muito interessante, inclusive porque o proprio espiritismo e até a ciencia comprovam muitas coisas pregadas...

Porém, já vi algumas pessoas desanimarem ao ir em Centro espirita Kardecista, por acharem que já teriam contato com espiritos etc. Não sei se é esse o objetivo da tua curiosidade. No espiritismo Kardecista, só tem contato com espíritos, um grupo de pessoas mais esperientes, preparadas e que conhece o assunto um pouco mais. Algumas vezes até não, mas sempre é preciso uma preparação e acompanhamento antes de começar algo desse tipo, e sempre com algum objetivo mais sério e talz...

Isso é pra esplicar que o espiritismo não é só contato com espiritos(sério, muita gente pensa muita coisa errada, e muitas veses espiritas sofrem até preconceito) mas que tem suas crenças, como a reencarnação etc...

Muito legal seu interesse, se vc quizer sabe um pouco mais do assunto, dá uma olhada no livro dos espiritos do alan kardec, ou nos livros psicografados pelo chico xavier do espirito andré luís são bem interessantes e esplicam muita coisa...

flws!

Anônimo disse...

Bom post Pequena Estrela :D
Se me permite, adicionarei mais algumas informações :)
Umbral é literalmente "batente de porta", ou portão, entrada.
Oque os espiritas chamam de Umbral é a barreira que separa o muundo vivo do mundo morto { fisico do astral } onde infelizmente alguns espiritos ficam "presos" por algum tempo { graças as novas equipes de resgate, este tempo está cada vez mais curto :) }, por falta de um nome melhor, os espiritos que se comunicaram durante a codificação decidiram chamar de Umbral.

Lá ficam espiritos "zumbis" {encostos, os q colam na aura das pessoas }, os espiritos raivosos, os espiritos perdidos, os espiritos que teimam ainda estar vivos, os portais para os reinos astrais inferiores e tambem espreitam certas criaturas não humanas (( Wiccan botando medo nos candidatos a Projetista hehehehe ))
alem de outras coisinhas....

Wiccan disse...

Sorry, esqueci de colocar o nome, o post acima foi feito por mim ;D

Rebeca disse...

Ah, gente... pára! Eu também não acredito em espiritismo, mas... acho legal! u_u Só aprovo a religião adventista do sétimo dia, apesar de não levar Hellen White a sério.

(POR FAVOR, sem brigar comigo... nem tô desrespeitando a moça. Até hoje tô querendo pedir descupas por Orkut ou msn pra aquela menina lá que ficou ofendida).

Rebeca disse...

"Anjos maus aparecem sob a forma dos que morreram, relatando incidentes ligados à vida deles e desempenhando atos que eles realizaram enquanto viviam. Desta forma [os anjos maus] levam as pessoas a acreditar que seus amigos mortos são anjos, os quais podem estar a seu lado e comunicar-se com eles."

Nisso eu assino embaixo.

Pequena Estrela, se você morar em São Paulo, a gente vai um dia! Eu achei bem interessante na vez que fui... muito legal.

Rebeca disse...

Povo, sem desrespeito ou risadas bobas... todas as religiões seguem o mesmo Deus, de uma forma ou de outra. Se você não acredita, tudo bem... faça perguntas.

pequena estrela disse...

"Anônimo"

essa nem é a minha curiosidade, eu apenas tenho vontade de conhecer, já tive 2 amigas espíritas e por incrível q pareça 1 delas tinha vergonha disso. até se recusava a falar qual era a sua religião para os outros. quanto aos livros, admito que gosto bastante dos de espiritismo, eles são realmente bons e sempre trazem algo de novo.

"Rebeca"
vou ter q recusar o seu convite por morar no RJ SHAUHSUA' mais é só questão de arrumar uma companhia q eu vou em um centro, tenho crtz q se chegar pra minha avó e disser q to afim de conhecer ela vai cmg ;)

"Wiccan"
fico feliz q tenha gostado do post e se sinta a vontade para adicionar quantas informações achar necessário

beijos

Pimenta disse...

Eu já morei num Umbral...Trauma até hoje.
Pequena estrela,você conhece algum pesquisador paranormal brasileiro?
Quero mandar um lá na miha ex-casa,brrrrr.

Anônimo disse...

o Umbral é como o purgatório...

Rebeca disse...

Minha sogra é espírita! :S Medo dela!

pequena estrela disse...

pimenta

não, não conheço
Oo'

Samantha disse...

Sou espirita praticante, mesmo não tendo dons para a mediunidade...

acho q o kardecismo é bem mais do q "falar com os espiritos", como pessoas acimas citaram, é uma doutrina q diferentes de outras q falam: - Fora da igreja não há salvação!, o espiritismo prega - Fora da caridade, não há salvação!

Ou seja, não é só decorar cada capitulo da biblia e se sentir santo por isso, pelo contrario pq isso é mto facil, enfatizamos MTOOOOOOOOOOOOOOOO MAS MTOOOOOO na PRATICA da boa ação, (e mta gente pensa na boa ação dando comida para os famintos, mas sim tb caridade na sua casa, no trabalho, na rua etc)

Alias quem ler os livros sobre o espiritismo duvido q ira achar coisas fora da caridade, na obra de jesus, acho q palavras sobre isso não vem de anjos maus ...

Na minha opiniao q é só minha, claro, acho otimo o espiritismo pq não temos preconceito contra lesbicas, e nem homosexuais, q na minha opinião se duas pessoas se amam o q tem de mal? se é amor verdadeiro... e tirando q explica pq tem gente q nasce rica, outra pobre, outra cega, pessoas q nascem com disturbios mentais, para mim deus não seria justo dando um corpo saudavel pra mim e não dando a outra pessoa tb e ela morrer e pronto...


bem concluindo, espiritismo é bemmmmmmmm mas amplo do q só a parte mediunica é uma doutrina q esta aberta a discuções e ao debate, e enfatiza mtoooo o estudo cientifico.Uma religião q prega a moral e o intelectual como asas voando para a nossa evolução!

Anônimo disse...

Gostava d saber s poderia m dar um site onde podia falar com uma pessoa que seja medium para m tirar uma duvida.

M ajuda sff (URGENTE!