21 de junho de 2010

Praga de 1918: A Gripe Espanhola

A gripe espanhola na verdade começou nos EUA durante a 1º Guerra Mundial. Ficou conhecida pelo grande numero de mortos que teve na Espanha. Ela atacou em 2 momentos primeiro apenas nos EUA e na Europa, e depois voltou letal, e se espalhou pelo mundo inteiro.

Foi uma das doenças mais devastadoras de todos os tempos, matou entre 20 a 100 milhões de pessoas, e acabou tão misteriosamente como surgiu.

Minha curiosidade sobre a doença veio quando estava lendo a biografia do Zé do Caixão, lá eles contam que os avós do Zé do Caixão vieram para o Brasil como imigrantes espanhóis na época da praga.
O livro descreve que a doença matava em poucas horas. Você saia de casa saudável e morria 3 quarteirões depois. No metro de Nova York os funcionários faziam "limpezas nas estações finais para retirada de corpos.

As famílias deixavam os corpos de seus parentes nas portas de casa com medo de pegar a doença, e o governo passava nas casas a noite para recolher as vítimas.




Sintomas:

Você começava sentindo uma forte dor de cabeça. Seus olhos começavam a arder. Vinham os calafrios e você ia para a cama, enrolado em cobertores. Você adormecia sem repousar, delirando e tendo pesadelos à medida que a febre aumentava. E quando você começava a despertar, entrando num estado de semiconsciência, seus músculos doíam e sua cabeça latejava e, de alguma maneira, ficava sabendo aos poucos que, embora seu corpo gritasse debilmente "não", você caminhava para a morte. Isso podia durar alguns dias, ou algumas horas, mas nada podia deter o progresso da doença.

Médicos e enfermeiras aprenderam a reconhecer os sinais. Seu rosto assumia um tom castanho arroxeado escuro. Você começava a tossir sangue. Seus pés ficavam pretos. Por último, quando o fim já estava próximo, você sentia uma terrível falta de ar. Uma saliva tingida de sangue saía de sua boca. Você morria --afogado, na verdade-- à medida que seus pulmões enchiam-se de um líquido avermelhado.

Quando fosse fazer a autópsia, o médico observava que seus pulmões estavam pesados e encharcados em seu peito, saturados de um líquido sanguinolento ralo, inútil, como pequenos pedaços de fígado.


A Praga de 1918 matou mais gente do que Hitler, armas nucleares e todos os terroristas do mundo somados! A gripe levou até o Rei da Espanha Afonso XIII.


A Procura da Cura:



Nos EUA e no Japão, foram selecionados presos para testarem como a doença era contraída. Não se sabia que era um vírus que causava a doença. Eles pegavam presos que não tiveram contato com a gripe e após os testes, os presos teriam cumprido a dívida com a sociedade.
Borrifavam muco de pessoas doentes no nariz e nos olhos dos presos, injetavam sangue embaixo da pele e pediam para os doentes tossirem e espirrarem no rosto.
Nenhum dos presos americanos contraiu a doença. No Japão conseguiram ver que fluidos filtrados eram capazes de infectar as pessoas, forte indicação de que o agente infeccioso era um vírus, mas não conseguiram repetir os resultados.





Brasil:

No Brasil, a epidemia chegou no final de setembro de 1918: marinheiros que prestaram serviço militar em Dakar, na costa atlântica da África, desembarcaram doentes no porto de Recife. Em pouco mais de duas semanas, surgiram casos de gripe em outras cidades do Nordeste, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que era então a capital do país.
Só no Rio de Janeiro, foram registradas 14.348 mortes. Em São Paulo, outras 2.000 pessoas morreram.



E você com medo da gripe suína(H1N1) ?
Bons Pesadelos...

26 comentários:

Sarita SP-Br disse...



" De Espanha nem bom vento nem bom casamento "

As fotos impressionam!!! Nossa!!!

ThE NiNjA BrAsiLeIrO disse...

O que assusta é o "poder" da gripe... matar em poucas horas após contrair, isso é tenso!

Cell Filho disse...

Eu sempre achei muito estranho essas historias de doenças mortais que surgem repentinamente e somem do nada...

Pra mim a melhor explicaçao seria q essas epdemias nada mais são que algum tipo de controle populacional.

~na disse...

"E você com medo da gripe suína(H1N1)?" - pensei nisso e -q

Já disse que tenho mais medo de dengue do que de gripe, e acho que o mais absurdo é usar presidiário pra ver como funciona o negócio. Parafraseando defensores dos animais, por que não usa a mãe? -n

Tá, tenho medo dessas doenças bizarras o_o não acho que seja controle populacional nem nada porque não acredito em teoria da conspiração nenhuma, mas que é assustador, é @__@

Erik Paulussi disse...

Realmente, foi uma pandemia devastadora.

Gostei do post, bem informativo. Só tome cuidado com o português, tem bastante erro de pontuação e concordância verbal.

Gisele disse...

Tenso O.o
Também já pensei na hipótese do controle populacional, pelo menos pra mim faz todo sentido.

Gripe espanhola me lembrou a saga Crepúsculo...em um dos livros o Carlisle fala que conheceu Edward quando o mesmo estava morrendo de gripe espanhola

Anônimo disse...

Muitos cientistas dizem que se nao tivesse acontecido a 1 , a segunda guerra mundial e varias epidemias , hoje tavez a humanidade nao existisse ( superpopulaçao) . Esta gripe pode ter sido inventada intencionamente :o

Anônimo disse...

assistam crepusculo lá o edward fala ki tava morrendo de gripe espanhola ... chokei ki bom ki acabou essa gripe eu acho ke essa era a doença pior que o cancer

ThE NiNjA BrAsiLeIrO disse...

Pior que cancer? lol

Eu preferia pegar gripe espanhola e morrer em algumas horas do que passar dias, meses, anos... tratando com quimioterapia, radioterapia, etc... e surgindo a cada dia novas dores, novos problemas.... você não faz ideia do que é ter um cancer.

UZUKI disse...

Muito bom o post,
Só fiquei horrorizada com a forma de morrer. Morrer com pedaços de figado no pulmão, imagina a tortura que passa antes da morte... medo ...

~na disse...

Uzuki, acho que não é literalmente com pedaços de fígado no pulmão, mas com alguma coisa com textura parecida. Deve ser tipo coágulo, sei lá...

Emery disse...

Adorei esse post! Muito informativo , com certeza a gripe espanhola foi uma da epidemia avassaladora , eu ainda não tinha conhecimento desses sintomas... é bem agoniante...

UZUKI disse...

Vdd ana é reli a parte rs...
é como se fossem e não que eram uuhuh
mas num deixa de ser horrivel que gripe do mal!

E. (Silva) disse...

Criar gripe para controle populacional?
Vc's estão ficando realmente pirados...
Não foi a primeira doença misteriosa nem será a última...
vide peste negra, entre outras!

Matheus Freitas disse...

Na verdade a gripe espanhola tambem tinha como vírus o H1N1 só que em uma versão primitiva.

chicletenha swan cullen disse...

credo coitado de quem pegava eu não acredito mais de milhoes de pessoas que o hitler matou e mais um monte de pessoas que terroristas matavam eu ja tomei a vacina da h1n1 pk eu tenho doença cronica credo gripe suina num chega aos pés de sofrimento do cancer e gripe espanhola

tiisa disse...

que medo s:
Se não tivesse fotos e nem fatos históricos que comprovam, eu juro que não acreditaria.
Também acredito em controle populacional o/

GaBiH disse...

Eu acho q é controle populacional
pq o mundo nada mais é do q uma grande conspiraçao

Medo noturno disse...

Putz.. Da um arrepio na nuca só de imaginar, apesar de eu acreditar que todas esses virus ter um " dedinho " de algum controle populacional como disse a Gabih, concordo com voce, O mundo é uma grande conspiração !!

Unknown disse...

Edu, é importante combater o vírus da Influenza H1N1, uma ameaça real. Em 2010, foram registradas 540 internações e 64 mortes em decorrência da gripe H1N1, até 8 de maio. No ano passado, foram registrados 2.051 óbitos em todo o país. Daí a importância da Campanha Nacional de Vacinação.

Em todas as campanhas de vacinação, realizadas pelo mundo, surgem teorias de que estas imunizações causam sérios danos ou até morte. Porém, estes fatos não são verdadeiros. Nosso país tem tradição em campanhas de vacinação. Já erradicou doenças e diminuiu os danos causados por muitas outras. A vacina é justamente para ajudar a diminuir os males provocados por um vírus que matou milhares de pessoas pelo mundo no Brasil.


Mais informações:
comunicacao@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Chocowonka disse...

Eu tive que fazer um trabalho escolar no ano passado sobre isso!

Jana disse...

Nao é pq a gripe suina nao matou muita gente que devemos parar de nos importar. Certo, a midia é uma merda sobre essas coisas,é certo tambem que todos ficaram assustados, mas ainda assim o numero nao compensa o risco.
-
Post muito educativo! aposto que alertou muita gente.

JAQUELINI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JAQUELINI disse...

"A gripe espanhola na verdade começou nos EUA durante a 1º Guerra Mundial. Ficou conhecida pelo grande numero de mortos que teve na Espanha. Ela atacou em 2 momentos primeiro apenas nos EUA e na Europa, e 'depois' voltou letal, e se espalhou pelo mundo inteiro."

ESSE É UM MEDO Q A OMS TEM SOBRE A GRIPE H1N1 Q NESSAS 1° MANIFESTAÇÕES NÃO ACONTEÇA NADA MAS DEPOIS VENHA MAIS FORTE COMO OCORREU COM A GRIPE ESPANHOLA EM TODO CASO NÃO CUSTA PREVENIR NE

Vinícius disse...

se isso n é fake porque nunca avisaram na tv?
e acharam a cura?
eu moro em recife
ferrou

Daniel14duarte disse...

@Vinícius Eduardo:
"Praga de 1918(DEZOITO!!!)", "O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres"(wikipédia)... espero que tenha sido uma piada.(!)