Prisão de Stanford, A experiência que não deu certo.

Em 1971 cientistas fizeram uma experiência para tentar identificar de onde vinha o clima tenso e de violência das prisões de todo o mundo. Para isso anunciou o experimento convocando pessoas comuns como voluntárias para serem guardas e prisioneiros, ganhando 15 doláres por dia.
Nunca se imaginou que essa fosse uma das piores experiências da ciência!

Os guardas e os prisioneiros foram divididos aleatoriamente, os guardas foram informados da experiência ganhando direito de fazer qualquer coisa com os prisioneiros menos agressões fisicas. Já os prisioneiros ficaram em casa esperando serem convocados sem saber direito como ela seria.
No dia de inicio os "prisioneiros" foram presos em casa pela polícia de verdade que ajudou para dar mais veracidade a experiência, acusando eles de roubo.




Os guardas tinham bastões de madeira, uniformes e óculos de sol espelhados para evitar o contato visual. Já os prisioneiros vestiam roupões ao estilo do oriente-médio, sem roupa de baixo, chinelos de borracha e usavam meias-calças apertadas feitas de nylon em suas cabeças, além das correntes amarradas nos tornozelos.

Mas o experimento saiu de controle rapidamente explodindo já no segundo dia. Os prisioneiros sofriam tratamentos humilhantes e sádicos por parte dos guardas e começaram a apresentar severos distúrbios emocionais. Os guardas maltratavam os prisioneiros e lhe davam castigos físicos. A comida era frequentemente negada, assim como o uso do banheiro.

À medida que o experimento prosseguia os guardas iam dando mostras de um crescente sadismo, especialmente à noite, quando eles pensavam que as câmeras estavam desligadas.

Choro incontrolável e pensamento desorganizado foram sintomas comuns entre os prisioneiros. Um dos participantes começou a ter erupções na pele por causa do estresse excessivo.

Quando Zimbardo resolveu abortar o experimento, foi chamada uma pesquisadora que para fazer entrevistas com os participantes e dentre todas as 50 pessoas que visitaram a "prisão", a única pessoa que questionou a ética do experimento foi ela. O que havia sido planejado para durar duas semanas durou apenas seis dias.


Video real da experiência:




Capa do filme

Filme feito sobre a Prisão de Stanford chamado: A EXPERIÊNCIA (Das Experiment)

Fonte: Wikipedia
Bons Pesadelos...