9 de outubro de 2010

Prisão de Stanford, A experiência que não deu certo.

Em 1971 cientistas fizeram uma experiência para tentar identificar de onde vinha o clima tenso e de violência das prisões de todo o mundo. Para isso anunciou o experimento convocando pessoas comuns como voluntárias para serem guardas e prisioneiros, ganhando 15 doláres por dia.
Nunca se imaginou que essa fosse uma das piores experiências da ciência!

Os guardas e os prisioneiros foram divididos aleatoriamente, os guardas foram informados da experiência ganhando direito de fazer qualquer coisa com os prisioneiros menos agressões fisicas. Já os prisioneiros ficaram em casa esperando serem convocados sem saber direito como ela seria.
No dia de inicio os "prisioneiros" foram presos em casa pela polícia de verdade que ajudou para dar mais veracidade a experiência, acusando eles de roubo.




Os guardas tinham bastões de madeira, uniformes e óculos de sol espelhados para evitar o contato visual. Já os prisioneiros vestiam roupões ao estilo do oriente-médio, sem roupa de baixo, chinelos de borracha e usavam meias-calças apertadas feitas de nylon em suas cabeças, além das correntes amarradas nos tornozelos.

Mas o experimento saiu de controle rapidamente explodindo já no segundo dia. Os prisioneiros sofriam tratamentos humilhantes e sádicos por parte dos guardas e começaram a apresentar severos distúrbios emocionais. Os guardas maltratavam os prisioneiros e lhe davam castigos físicos. A comida era frequentemente negada, assim como o uso do banheiro.

À medida que o experimento prosseguia os guardas iam dando mostras de um crescente sadismo, especialmente à noite, quando eles pensavam que as câmeras estavam desligadas.

Choro incontrolável e pensamento desorganizado foram sintomas comuns entre os prisioneiros. Um dos participantes começou a ter erupções na pele por causa do estresse excessivo.

Quando Zimbardo resolveu abortar o experimento, foi chamada uma pesquisadora que para fazer entrevistas com os participantes e dentre todas as 50 pessoas que visitaram a "prisão", a única pessoa que questionou a ética do experimento foi ela. O que havia sido planejado para durar duas semanas durou apenas seis dias.


Video real da experiência:




Capa do filme

Filme feito sobre a Prisão de Stanford chamado: A EXPERIÊNCIA (Das Experiment)

Fonte: Wikipedia
Bons Pesadelos...

21 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o post,mas não parece ser tão assustador..

Emery disse...

Já tinha lido a respeito dessa experiência , ela é bem impressionante mesmo.
Boa postagem!

LuKs disse...

Como pode um negocio desses?? Só em seis dias pessoas comuns viram policiais trenados com tendências psicóticas??? O.o E os "prisioneiros" aceitaram passar por tudo isso até ficarem doidos??? Estranhei. Não consigo ouvir o audio desse video daqui de onde estou, mas chegando em ksa vou dar uma olhada... me parece um pouco inverossímil...

Nice post! ^^

Cynthia disse...

Só de ler a matéria já é conclusivo que o mal do lugar, é o poder que a policia tem sobre os prisioneiros.

Mas um ser humano comum não fica violento da noite para o dia, concerteza tem mais informações por trás e quem foi denomido policial não eram civis e, insistiram para ser policial.

Sookie disse...

o filme é muito bom! assistam

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ótimo post, eu acho que antes de escolherem os participantes os ciêntistas devem ter traçado seu perfil psicológico...
Eu não considero este site um site de medo, mas sim de curiosidades, o que eu não acho ruim. Mas pensando bem, estar na pele de um desses "prisioneiros" deve dar medo, muito medo.

Gisele disse...

Já tinha lido sobre a experiência. Eu acreito que se o cientista responsável pela experiência tivesse colocado os voluntários em posições opostas, quem assumisse o papel do guarda se comportaria d mesma maneira.

O que explicava o comportamento do indivíduos era o ambiente. Um ambiente que trazia 3 combições básicas que levam ao mal: Desumanização da vítima, justificativa moral e efeito manada.

Anônimo disse...

Danger!!![Comentário sem Sentido]

>
>
>

Hoje estava assistindo Toy Story 3, e não pude deixar de relembrar um pouco da minha infância, creio que muitos das pessoas que estão lendo esse comentário tbm como eu ja pararam para pensar como o tempo e a vida em si está passando cada vez mais rápido e a humanidade esta correndo tanto que não tem tempo nem lembrar de quem realmente é, as pessoas correm tanto e fingem ser quem não são só por causa de um status na sociedade e isso acaba sendo uma espécie de hipnose e todos seguem como marionetes uma vida frustrada e humilhante para conseguirem talvez respeito ou bens...

esse comentário só foi para vocês terem um descanso mental e relembrar um pouco do seu passado... aproveite...o tempo não para...

Otaku Life disse...

Aiai quando vão aprender que mexer com a mente das pessoas não da certo¬¬

Sybillah disse...

A questão não é só mexer com a mente ou o poder dado às pessoas que representavam o "poder" policial, mas também a energia que foi gerada no ambiente, isso também conta como um fator para as mudanças psicológicas até mesmo aos surtos

Jill disse...

Não há nada tão assustador quanto a mente humana, é dela que deriva todo o medo.
Impressionante como o ambiente e a sensação de poder afetou a mente dessas pessoas. O poder é algo totalmente perigioso, se a pessoa tiver algum desvio pode ser bem mais perigoso ( podemos ver os grandes ditadores). A concorrência desenfreada que as pessoas enfrentam no dia-a-dia pode acarretar desgaste, e como tinham alguém submetido a eles, se tornou algo totamente desastroso.

Alvaro Yujin disse...

Já assisti esse filme. Bem legal.
Inclusive, isso inspirou a escrever uma historia de terror baseada nessa experiência.

Alvaro Yujin disse...

Já assisti esse filme. Bem legal.
Inclusive, isso inspirou a escrever uma historia de terror baseada nessa experiência.

Lili Willis disse...

Isso é realmente ruim...como as pessoas tem uma linha tão fina entre o normal e o doentio...@@
me fez lembrar dakele post de uma experiencia que dava chokes e os participantes chegavam a matar!!afff
humanos...

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

Esse blog traz curiosidaes e medo, sim. Quando não, os dois. Uma bela matéria. Mesmo que tenham sido mais que seis dias, é uma história muito interessante. O estrese, as condições desumanas e a violência geraram a ruína dessa experiência.

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

Esse blog traz curiosidaes e medo, sim. Quando não, os dois. Uma bela matéria. Mesmo que tenham sido mais que seis dias, é uma história muito interessante. O estrese, as condições desumanas e a violência geraram a ruína dessa experiência.

ǺÐяiǺиØ disse...

Tb tem outro filme chamado The Experiment/Detenção com o msm tema, ñ sei se é uma refilmagem da a experiência...

Marcos vinicius disse...

Galera esse video foi cancelado pelo youtube , embora eu achei outro parecido em outro site ta ai o link falou
http://www.ebaumsworld.com/video/watch/854678/

Alinny e Galdino disse...

Vi que muitos aqui escreveram sobre erros e acertos e incredulidades, etc...esse experimento EXISTIU e foi graças a ele e mais dois significativos que a psicologia entrou para o rol de ciências vigiadas pela bioética. O erro, segundo os especialistas, foi do pesquisador ter se envolvido demasiadamente com o experimento chegando a fazer parte dele, isso não pode ocorrer, o pesquisador não pode fazer parte do seu experimento, ele deve ter um distanciamento que garanta a neutralidade. Enfim, muito bom post.

Jihad Depardieu disse...

Inverossímil é a puta que pariu, seu idiota.