18 de dezembro de 2010

Os 5 Parasitas Mais Nojentos do Mundo

A Pequena Estrela não pode postar hoje, então, eu fui designada para postar.

O post é original do blog da revista Super Interessante (aqui), mas vocês encontrarão umas interferências minhas no meio (entre parênteses e negrito).

----------------------------

Os 5 Parasitas mais Nojentos do Mundo

A gente já falou de coisa boa (aka comida) e divertida (aka games) (E nós também...XD). Agora é hora de botar coisa desagradável aqui que é para ninguém achar que a vida é só lindeza e gostosura. Desta vez, inspirados pela lista do Listverse, reunimos os 5 parasitas mais nojentos que existem. É claro, essa é uma questão subjetiva – tem gente que curte uma sanguessuga e outros que dirão que deixamos de lado bichos muito mais nojentos. Comente depois para dizer o que achou. (Comente pra gente também, leitor!)

5º Piolho





(Quem aí nunca teve piolho pelo menos uma vez na vida??)
[leiamais]
Existem cerca de 3 mil tipos diferentes desses bichos horrorosos no mundo. Eles se alimentam de sangue, resíduos da epiderme ou secreções sebáceas do hospedeiro. Numa infestação média, há cerca de 50 deles na cabeça da vítima, mas pode haver o dobro disso e a pessoa acaba perdendo tanto sangue que fica anêmica. Os adultos têm 3 pares de pernas e uma garra na ponta de cada uma delas, que permite fixar nos fios de cabelo (eles descem ao couro cabeludo só para se alimentar). Sua vida é curta (cerca de um mês), mas produtiva: a fêmea é capaz de colocar mais de 100 ovos. Imagine ter 100 deles em você. ARGH!

4º Sanguessugas




Elas são hermafroditas, molengas, têm um corpo achatado e ventosas para se fixar aos hospedeiros. Se jogue num laguinho calmo e você correrá o risco de sair com alguns desses bichos presos no corpo e sugando seu sangue. Mas, pelo menos, dor você não iria sentir: a mordida da sanguessuga não dói, porque na mesma hora é secretado um anestésico natural. Além disso, a sua saliva tem uma substância anticoagulante (a hirudina) que impede a cicatrização. O verme pode sugar dez vezes seu peso corporal, aumentando de comprimento para receber todo esse alimento. E uma curiosidade malvada: se você jogar sal em cima, elas regurgitam o sangue que ingeriram.

(Curiosidade não malvada: Elas eram/são usadas para fins medicinais também. Eram muito usadas no século XIX, quando o tratamento à base de sangria (Técnica de retirar o sangue do paciente para tratar doenças) era muito usado. Atualmente, a sanguessuga só é usada quando há um ferimento mais grave e/ou com problemas para fazer o sangue circular novamente, como em um dedo que foi reimplantado, por exemplo, as propriedades anticoagulantes impedem que as células do sangue morram, fazendo-as continuarem a circular pela área afetada.)


3ºLarva da mosca-varejeira




Existem vários tipos de mosca varejeira (aquelas grandonas, geralmente de cor verde-azulada metálica, cuja fase larval é parasita), mas esta a que nos referimos é a da espécie Cochliomyia hominivorax. Elas pousam em feridas expostas de homens e outros mamíferos e depositam ali centenas de ovos. Quando nascem as larvas, elas se enterram na carne e começam a se alimentar dos tecidos. A ferida aumenta, começa a exalar um cheiro horrível e, se você olhar, consegue ver os bichos se movimentando lá dentro. Se a pessoa não procurar um médico, pode até morrer.

(Não confunda! A Mosca da Berne (Que também é uma variação da varejeira) é a da espécie Dermatobia hominis. Ela deposita apenas uma larva na pele humana, que abre um buraco depois para poder se alimentar de carne. A larva sempre fica com um pedaço do corpo para fora, para poder respirar. Tem gente que arranca a larva a sangue-frio mesmo, usando alguma técnica para ela "morrer" (Já ouvi falar que colar fita adesiva sobre a ferida mata a larva) ou puxando mesmo. Mas precisa tomar cuidado, se a larva "rasgar" ao meio durante a retirada, a pessoa infectada pode ter uma infecção mais grave ainda e morrer, portanto, sempre procurem um médico! (...admito que eu sempre quis arrancar uma ;;) )


2º Solitária





A solitária ou tênia é um parasita intestinal que o homem pode contrair quando ingere carne contaminada mal passada (De vaca, porco e até peixe!!). O verme pode atingir o tamanho de 10 metros (!) (Eu já ouvi falar que uma pessoa teve uma de 14 metros!O__O!) no seu intestino delgado (no caso da espécie saginata) e 7 metros, no caso da solium. Sim, você pode viver com um monstro que tem 5 vezes a sua altura dentro do intestino. Esta última possui uma cabeça com 4 ventosas e uma dupla coroa de ganchos, que são usadas para fixação nas paredes do intestino. Os adultos, hermafroditas, produzem dezenas de milhares de ovos e podem viver algumas décadas se não a doença não for tratada. O HORROR, O HORROR.

(Fikdik: Nem o ovo da tênia é seguro! Se você ingerir o ovo do verme, pode adquirir uma doença chamada Cisticercose, que ocorre quando o ovo ingerido eclode e o parasitinha decide "morar" na sua corrente sanguínea, na sua coluna, nos seus músculos, nos seus olhos, ou até mesmo no seu cérebro!)


1º Ancylostoma duodenale e Necator americanus (o verme do amarelão)




Esses parasitas, causadores do “amarelão” (a doença do Jeca Tatu), podem chegar ao seu organismo penetrando pela pele, geralmente do pé, quando você anda pelo solo contaminado. Uma vez dentro do seu corpo, o bicho faz uma bela viagem usando as suas veias como transporte: passa pelo coração, chega aos pulmões, depois sobe (ou é tossido) até à faringe. De lá, é engolido (sim, meu amigo, ENGOLIDO (ENGOLIDO!!!!!) ), e vai para o esôfago, de onde finalmente chega ao intestino. Ali, o verme já adulto gruda na parede intestinal e começa a se alimentar do sangue do hospedeiro, podendo causar anemia (que é tão forte que o cara fica amarelo), dor abdominal extrema, diarréia, fadiga e até mesmo fome bizarra de coisas não comestíveis, como a sujeira e lama.(...iu!)

----------------------

Eu, como toda boa dama, acho vermes mega interessantes!! Adorava estudá-los nas aulas de biologia!!E as fotos então??Totalmente sensacional!!
Mas só de estudá-los!Tê-los não é nada bom!!E nós do MedoB apreciamos a boa higiene! Portanto, leitor, cuide-se para que nenhum desses parasitas apareça na sua vida!(A Sanguessuga não dá exatamente para evitar, porque elas vivem em rios e lagos, e bem, se um dia você precisar entrar em um, não tem jeito!Mas ela não é perigosa, então, sussa, mas, tenha sempre cuidado!).

Mais uma coisa (XDD). Semana que vem farei meu último post do ano, já que logo, logo 2011 chega! E, gostaria de saber o que vocês querem que seja postado!Fiquem à vontade para escolher entre o que eu mais posto: Criptozoologia, Anime/Mangá, Jogo ou Mistério (Por favor, fale qual área e o que você quer ver!), o mais votado eu posto semana que vem o/

Bons Pesadelos...

53 comentários:

Unknown disse...

First, jogo ou mistério? *-*

karolyn disse...

Eu quero Ver Misteeerio! o/

Richard Canhadas disse...

Criptozoologia, concerteza ! >:^D

Matheus Freitas disse...

Post fodão ;D

Criptozoologia rules, mais posts sobre isso, de preferência sobre bichos e/ou lendas nacionais.

Felipe Raoni disse...

Jogo ou misterio. ;)

Rafael Bastos disse...

Criptozoologia

PH PH disse...

Massa ^^! meio nojento mais massa kkkK!
Quero misterios ou Criptozoologia

Flw ;)

Felippe.w disse...

eu realmente não quero uma tenia dentro de mim .-. Dizem que ela pode subir ate o cerebro O-o

Felippe.w disse...

eu realmente não quero uma tenia dentro de mim .-. Dizem que ela pode subir ate o cerebro O-o

Vinícius disse...

Anime/Manga ou mistério.. o/

E-farsas disse...

Juro que pensei que vcs iriam colocar a foto de algum político! hehehe! ótimo post!

Zoboo disse...

Criptozoologia com certeza

Meu pequeno passatempo disse...

Gostei muuito do post , como uma dama , eu também aaamo falar sobre insetos :D haha' quero um post sobre mistério , adooro ler esses posts sobre isso :D

Danilo Cesar disse...

Procurei e não axei!!

vc ja falou do Jogo Fatal Frame?
E sua serie???

Anônimo disse...

Eu nunca tive piolho \õ/.

HikaCheshire disse...

Nokia, não falei do Fatal Frame jogo ainda, só mencionei no post sobre a Mansão Himuro.

Lamperouge disse...

Poteria postar sobre Pet Shop of Horror. É uma mangá (com OVA's apesar de não ter virado anime) bastante interessante, e assustador. XD

Rodrigo P. de Almeida disse...

Criptozoologia!

Author disse...

Sei lá, posta sobre algum mistério com Criptozoologia e poe algo fodão aí.

Poste legal, pena que depois eu fiquei olhando pro meu corpo e pro chão. ¬¬'

matheusBrr disse...

CRIPTOZOOLOGIA *-* QUERO VER AQLES BIXOS "FOFOS" ... @_@¬¬

Nathaly disse...

Na parte sobre a solitária, o único de ter essa doença é ingerindo carne de porco ou de boi mal-passada, e não de peixe.A espécie solium ataca somente o porco e a saginata somente o boi. A

-- disse...

Faça um post sobre MISTÉRIO. É sem dúvida o melhor *-*

laurinhah disse...

muito legal o post oO
adoroooooo bixos nogentos oO
proximo post Criptozoologia
^^
bjss

filipesantosbernardo disse...

Muito massa esse post!! mais seria bom um post de criptozoologia \o/

Sara disse...

misteriooooooooooooooo XD

Unknown disse...

Criptozoologia !! :)

Alissu Deschain disse...

Criptozoologia, com certeza.

Isa disse...

Criptozoologia.

Unknown disse...

wow .O. tenso esse post xD~
misterio seria lg pra fechar o ano *-*

HikaCheshire disse...

nathaly_haritov: Mas existe tênia do peixe também, embora não muito comum. o/ passou outro dia no Discovery.

Disputa acirrada entre Cripto e Mistério!XD!

Unknown disse...

Eu quero ver 'Misterio' *-*

Marta Macêdo disse...

Credooooooooooooooooooooooo!! nojinho... huhuhhu eu botaria sal na sanguessuga p/ ela devolver meu sangue! malvadinha mode ON! huhuhuhu

Eu quero ler sobre MISTÉRIOOOO!!=)

Leonardo disse...

Um assunto legal que eu gostaria de ver no site é sobre o jogo Clock Tower, é um jogo que se iniciou nos consoles SNES e avançaram até o Play 2 , cuja historia ronda um orfanato e uma jovem orfã que acabou de chegar e descobre segredos, misteiros, monstros, e tudo mais que te faça sentir aquele medo na espinha. Ele termina com varios fins, desde a sua salvação até sua morte... e claro e um game feito pelos nossos amigos japas >.<
Quem quiser ver os trailers dos jogos só ver em um dos links abaixo!

CLOCK TOWER 1 : http://www.youtube.com/watch?v=lqn5aLNz7Mg

CLOCK TOWER 2 : http://www.youtube.com/watch?v=tm9YgNjBk1k

CLOCK TOWER 3 :
http://www.youtube.com/watch?v=6M9Zlg2ICW4

espero que gostem ^^!

Letícia B. disse...

Mistério. :)
Mas se nao for não tem problema,só,pelo amor de Deus,nos poupe dos Mangás. D:



Tava lendo o post e me batendo,jurava que tinha bicho em mim.... ):

Mr. Yck disse...

Mangá 666 Satan, do Kishimoto Seishi (mano do Masashi)

Criptozoologia e Mistério me agradaria muito.
Gosto de posts com muita coisa pra ler *O*

Escocês disse...

Baum muito bommm, que larvinha bonitinha =D
Eu quero que sejaaaaa: Mistérios and Criptozoologia \o/
Os melhores são as categorias: Sobrenatural, Mistérios, Criptozoologia, Serial Killers, e éé claro Ufologia (ET BILU).

Unknown disse...

eu gosto de sanguessugas, por mais inacreditável que possa parecer ... não que eu quisesse ter uma de estimação, claro, mas acho interessante. sugestões para último post: o mangá GOTH (terror mto bom) e/ou algo sobre mistérios.

Unknown disse...

caraca, eu não consigo entender como o povo gosta TANTO de criptozoologia ..... dê-me paciência...........

Gisele disse...

Já tive piolo umas três vezes quando era criança.

De todos. um que eu morro de medo de pegar é tênia o.o

MAIs um voto para MISTÉRIO! \o/

Habner disse...

Anime/Mangá

The Dark Wolf disse...

Posta sobre mistério!

cássio grunge disse...

criptozoologia com cereza \o/

Unknown disse...

arrrgw ><' nojento cara!

Unknown disse...

Criptozoologia *-*

Lia Aveiro disse...

criptozoologia certeza! :D

Unknown disse...

Anime/Mangá com certeza XD

Láh disse...

.Com certeza mistério *-*
.achei super legal o post xd
.adoro estudar sobre esses vermes também
.mas tenho medo e nojo HSUAHSUHAS '

xD

Letícia Menezes disse...

Anime/Manga tem poucos posts de animes.. que tal highschool of the dead? ou Higurashi no Naku Koro ni ?

se nao for anime pode ser mistério ;/

Unknown disse...

Na Boa, a pior larva é com certeza a do berne... Tem uns vídeos horrendos no youtube. eca.

Criptozoologia comanda!

Anônimo disse...

ecaaaaaaaa! nojo D=
Me da arrepios só de pensar q ja tive piolho..... =(
-Jogo ou Mistério \o/

Anônimo disse...

Dizem que as tênias têm um sistema bem desenvolvido de uma espécie de "comunicação" - isso foi primeiramente analisado por um médico italiano em 1920, quando decidiu analisar melhor a formação e desenvolvimento do tecido da tênia (até então só se analisava sua cabeça e seu modo de se alimentar). Bom a história é que há alguns escritos obscuros sobre "traduções" que esse médico fez do sistema de comunicação encontrado no tecido das tênias. São coisas parecidas com rimas, sem métrica definida, mas com um ritmo mais desenvolvido quanto maiores a idade e o tamanho do animal.

Enfim, eu reuni algumas dessas rimas que li da versão italiana - só sei inglês e tive de adivinhar muitas coisas, mas creio que deu pra fazer algo que dá pra entender:

http://vadetecum.wordpress.com/2010/12/25/poema-de-um-parasita/

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

Vermes malditos! Ei, faltou o sibuí!

Unknown disse...

Dá só uma ligada:

http://dia5.sites.uol.com.br/verme_no_olho.gif

(Só para os mais fortes)