15 de maio de 2011

Os filmes secretos NO-DO (NO+DO / NO DO)

NO-DO (noticiário e documentários em espanhol Noticiarios y Documentales), tendo sua criação em 29 de setembro de 1942, começando como apenas noticiários e tendo seu lançamento como filmes em 04 de janeiro de 1943, sendo exibido nos cinemas espanhóis. No principio servia como um serviço de divulgação de noticias, os NO-DO eram filmados na Espanha e no Estrangeiro. Esses documentários tinham como objetivo informar a população sobre o que estava ocorrendo no país pós Guerra Civil Espanhola era obrigatório sua exibição em teatros e cinemas. Também servia para propaganda política, pois o NO-DO foram criado no período do governo fascista do General Francisco Franco.


General Francisco Franco e Adolf Hitler

Era evidente a manipulação do governo nos documentários, já que mostravam o exercito espanhol e focavam sempre no General Franco, e a população como não possuía grande acesso a outras mídias acabavam alienados aos documentários. Os NO-DO tinham certo padrão, o mesmo logotipo com a águia nazista ao fundo, e utilizando a mesma música de abertura, estratégia para se fixar a marca dos documentários no seu público, todos que achei eram no idioma espanhol, não sei se nas gravações fora da Espanha utilizavam outros idiomas.
[leiamais]
No entanto desde o lançamento do primeiro NO-DO, boatos rondavam sobre as histórias documentadas.

Uma central foi criada com grande infra-estrutura técnica, patrocinada pelo governo Franco que desejava a produção do NO-DO em toda Espanha, dessa central eram formadas equipes que buscavam noticias pelo país para preencher edições semanais dos documentários.

Mas várias equipes desenvolviam o seu trabalho sem qualquer controle da central. Essas equipes eram suspeitas de fazerem filmagens secretas para potências estrangeiras, ou de trabalharem para a inteligência militar espanhola, que era muito ativa durante a II Guerra Mundial, e alguma delas também investigavam casos sobrenaturais. Os filmes normalmente utilizavam a câmera EYEMO BELL & HOWELL.

Câmera EYEMO BELL & HOWELL e filme utilizado por ela.


A população percebia o movimento dessas equipes “clandestinas”, pois em várias cidades onde ocorriam fenômenos sobrenaturais era comum ver veículos com o logotipo do NO-DO, e seus técnicos recebendo imagens e depoimentos de testemunhas. Porém esses filmes nunca eram exibidos nos cinemas.

Os NO-DO por fazerem parte da memória da história da Espanha durante os seus 40 anos de existência, são considerados tesouros do Cinema Espanhol, alguns filmes estão disponíveis para a exibição ao publico e alguns itens como câmeras e filmes podem ser adquiridos em leilões. Entretanto alguns filmes em especial da década de 40 são marcados como não oficiais, nesses filmes há certas diferenças sendo a maior delas o filme utilizado para as gravações, chamado de “emulsão F”.

Essa tal de “emulsão F” é considerada uma lenda entre os fotógrafos e cineastas do mundo todo. Começou nos anos do daguerreótipo – uma forma de se tirar fotos utilizando câmeras escuras- Ferren um químico russo-frances discípulo de Daquerre alegou ter criado um filme especial que podia ver o outro mundo e manifestações terrenas como aparições divinas ou espíritos. Essa fórmula foi considerada pela Igreja Católica como algo de grande relevância, e confiscou o material mantendo-o em segredo, apenas alguns cardiais tinham licença para experimentar o filme, no entanto todos seus trabalhos eram entregues ao Vaticano. Ferren era católico e obedecendo as ordens da igreja acabou entrando em um mosteiro em 1856, onde morreu quatro anos mais tarde. Desde então existe a argumentação que a formula F(Ferren) é utilizada pelo Vaticano para investigar milagres, trabalhos exercido pelos “advogados do Diabo”.

Em qualquer caso, segundo o site que visitei, há evidencias de que a formula de Ferren foi utilizada pelas equipes do NO-DO feitos exclusivos para a Cúria Romana e lideres da Igreja.

Assim, dezenas de casos de posses, as aparições, os milagres, levitação, estigmatizados, espíritos, poltergeists, podem ter sido filmado pelas equipes entre 1943 e 1954, pelo menos 39 dos chamados NO-DO secretos foram produzidos.

Muitos das pessoas que formavam essas equipes do NO-DO morreram jovens, por razões nunca esclarecidas, devido a doenças misteriosas, ou desapareceram sem deixar rastros. Um dos casos mais famosos é o de Martin Senel, especialista em laboratório, que passou a filmar NO-DO secretos em 1944. O seu paradeiro é desconhecido, mas sabe que ele morreu em algum momento de 1947. Sem filhos ou familiares próximos, uma das principais características do "escolhido" para trabalhar nos "NO-DO secretos". Bem talvez nunca saibamos se os tais dos “NO-DO secretos” realmente existiram ou sobre as pessoas que trabalharão nele. Mas de certa forma o mistério dos NO-DO secretos ficou na memória da população espanhola,até um filme feito em 2009 com a direção de Elio Quiroga, retoma esse assunto. Vi o filme e gostei da história e decidi procurar mais sobre o assunto infelizmente não há muitas fontes, fica como dica quem quiser saber mais sobre NO-DO secreto, assista ao filme, que foi traduzido como “Olhos do Mal”, no entanto o nome original é NO-DO. No filme dá para se ter uma idea de como seriam os NO-DO secretos, e nele também conta possível morte de Senel Martin Senel e o envolvimento da Igreja Católica em casos sobrenaturais.



Nota:
Cúria Romana – é o órgão administrativo da Santa Sé, constituído pelas autoridades que coordenam e organizam o funcionamento da Igreja Católica

Exemplo de video NO-DO se alguém quiser ver - AQUI
_____________________________________________________________


Eu fiquei MUITO curioso para ver esse filme e vcs ?
Se alguém encontrar um filme NO-DO secreto por favor mande pro email aqui do MEDO ?? :) Será postado com os créditos

Assim como esse post, que não foi só sugerido, mas pesquisado e escrito pela leitora Manu Alves
Obrigado =**
Bons Pesadelos...

27 comentários:

Luan disse...

õ.Õ

D1eg00 disse...

tenso XD
nunca tinha ouvido falar desses no do

Amante de Lilith disse...

legal postarem isso já tinha ouvido falar do NO-DO por isso eu tinha comprado o filme "OLHOS DO MAL" e agora eu leio o post sobre isso... bem legal!!!

Bortz disse...

Interessante. Também é novidade para mim os NO-DO. Mas vou ver esse filme, porém seria interesse em ver um NO-Do secreto, mesmo fosse imitação fake estilo quaela parte do começo e final do massacre da serra elétrica..

Unknown disse...

pior q num tem na net pra baixa, vo te q aluga essa porra -.-'

Dan Pery disse...

Muito foda esse post! Vou procurar saber mais a respeito...

Jean disse...

Me amarrei no post, adoro esses mistérios, da vontade de saber mais :D Eu joguei um game uma vez, o nome é Fatal Frame, que tinha uma camera que fotografava os espíritos. Não sei se to falando merd ou se tem algo a ver kkkkk mas de qualquer modo vale a pena dá uma olhada. Abraços!

Joseane Marques disse...

Eu tenho esse filme, a história é muito boa, mas os efeitos são uma bela porcaria.

Muito bom o post :D

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=n0llcjGZrfw achei o trailer do filme, mas tá em espanhol :)

lostgirl disse...

ó medo b não sabes nenhum "podre" tipo esse da ditadura fascista portuguesa?

babi disse...

verei o filme logo logo..

Jon_Arisa disse...

NUSSAA q post PERFEITO... num sabia disso! O_O... MEGA interessante... vcs poderiam postar mais sobre esse assunto!!! e tb se aprofundar sobre Advogados do Diabo.... Estou esperando ansiosamente *o*

@! disse...

cara curti o tgeu blog, eu passarei sempre aqui! e vou me aprofundar mais sobre os comentários citados a cima

check-matte.blogspot.com

siga! comete! divulgue

Fernanda disse...

Nossa meuito bom essa matéria, nem sabia que existia esse tal de NO DO. Q MEDO rs

Paty Takeda disse...

Ficou muito bom a matéria ^^
Escreva mais,viu! xD~
também nem sabia sobre os No Do... um dia eu assisto esse filme xD~

Tk disse...

tenso em

TC disse...

Super interessante essa parada de NO-DO's *-* amei, mas também fiquei com medo. rsrs

Hajime disse...

Muito foda a matéria,me despertou uma certa curiosidade em ver esse tal filme "Olhos do Mal"
parabéns pra Manu que escreveu minha onee =3 kkkkkk'

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

NÃO É A ÁGUIA DO NAZISMO, É A ÁGUIA DO "REINO". Esse símbolo de águia foi (e é, vejam os EUA) usado por vários países como símbolo de um Estado soberano. Foi usado por romanos, americanos, europeus medievais, nazistas (é claro, mas não só por eles) e fascistas (que são diferentes, em ideologia, dos nazistas, deixemos claro).
Por favor, não generalizem e degradem símbolos tão antigos e majestosos.

Anônimo disse...

Links para download:

http://www.degracaemaisgostoso.org/2010/06/downlaod-%E2%80%93-olhos-do-mal-rmvb-dublado-dvdrip.html

e TORRENT
http://thepiratebay.org/torrent/5077750

Joseane Marques disse...

Link pra ver online:

http://3000filmes.com/olhos-do-mal-dublado/

Ta em português, pra olhar é só deixar carregando, e quando der os 72 minutos é só desconectar a internet, conectar de novo, atualizar a página e colocar pra carregar de onde você parou ;D

Leprechaun the Icon disse...

meu avo me onto uma historia parecida que rolo na italia

Franciele, mas me chamem de Fran. disse...

conheci os NO-DO a muito tempo por causa desse filme. é foda, vale a pena assistir.

Anônimo disse...

Desde que o MedoB fez o post da "Rosemary Brown, O Mistério Musical", só tá vindo post FODA que dá muito medo e que realmente merecem prêmios: DNA Binário, NO DO, Pokémon "Onde Você acha que está" e vídeos como o dos OVNIS e do Fantasma Na Estrada.

Tá de parabéns MedoB :D

Pepe disse...

Interessante, obrigado meno b, vou procurar saber mais a respeito

HeyAmy disse...

Excelente documentário, eu realmente gostaria de ver esse tipo de conteúdo, em especial sobre as diferentes culturas do mundo. VICE também documentários são altamente recomendados, VICE (http://www.hbomax.tv/vice-3/) é uma série de documentários que consiste em mini-histórias de todo o mundo com faixas inéditas, ea coisa interessante sobre esta série é que os jornalistas VICE tornar-se parte da história, em primeira mão, para ir para os lugares de quem fala. Eu recomendo saudações