2 de abril de 2012

Os filmes de George Melies

George Meliès foi um ilusionista francês, conhecido por suas originais técnicas de filmagem, inovadores para a época. Meliès produziu mais de 500 filmes com efeitos especiais que revolucionaram o cinema. Os filmes de George são caracterizados por elementos que muitos considerariam macabros e até assustadores, mas também, muitas vezes, cômicos. Seu curta mais conhecido é “Viagem à lua”que tem como marca registrada a imagem de uma grande lua, com um foguete em forma de bala no olho:


[leiamais]

No original Le Voyage dans la Lune, é curta de 1902, que mostra um grupo de astrônomos em uma viagem à lua. Foi baseado em dois romances (Da Terra à Lua, de Julio Verne, e Os Primeiros Homens na Lua, de H. G. Wells.) É considerado como sendo um dos primeiros filmes a tratar de ficção científica e alienígenas, usando os recursos inovadores que fizeram a fama de George Meliès.









The Haunted Castle, no original Le Manoir du diable, um curta de apenas 3 minutos, é considerado um dos primeiros filmes de terror!









Outros curtas de Meliès:




Le Monstre





The Devil and the Statue





Post feito pela leitora @feelnoguilt Obrigado, e Bjo :*
Bons Pesadelos...

23 comentários:

#7 disse...

esses filmes e coisas antigas mesmo que o foco não seja assustar mentalmente alguem eles conseguem, são ótimos "fuel nightmare", o primeiro filme de alice in wonderland é um exemplo, o coelho é visualmente demoniaco

rokninja disse...

assista o filme "A invenção de Hugo Cabret" fala praticamente tudo sobre o George Melies.

Nemo disse...

realmente o filme ''A invenção de Hugo Cabret fala bastante sobre george melies

Guilherme disse...

Sem querer reclamar nem nada.
Mais faltou medob em março =x

=D

Na boa não fiquem me chingando '-''-'

so falei que esse mes foi fraco =/

Mais de boa =D passa 1 tem outro =D

nerdesigner disse...

ótimo post!

George Melies, sensacional.
Essa lua sempre me assustou! shuashauhsua

Unknown disse...

Concordo com o amigo acima... Esse mês de março o blog ficou parado ;-(

Ana Naíra Uviedo disse...

Adoro o George Melies, ele é incrivel, seus filmes são fantasticos! Adorei o post!

Ana Naíra Uviedo disse...

o clipe The Smashing Pumpkins - Tonight, Tonight é inspirado na viagem a lua

Netynho disse...

The Haunted Castle,,e muito engraçado!!!!!...

Revenant disse...

George melies existe mesmo??? semana passada vi o filme '' a invenção de hugo cabret, fala muito dele, achei q era mais um personagem ficticio.

Unknown disse...

Nossa, que coincidência, acabei de ver (na verdade foi no sábado) A Invenção de Hugo Cabret, e o MedoB faz um post exatamente sobre o assunto do filme :)

anonimo xd disse...

mt foda , pqp o cara pra epoca devia ser um gênio

Lulu disse...

nossa, eu vi o post e na hora pensei no filme " A viagem de Hugo Cabret", e por coincidência, várias pessoas pensaram o mesmo.
Por favor, não liguem para a minha ignorância, mas eu tambem pensei que George Meliés fosse somente um personagem ficticio, hsaushuaqsuahs.
Curti muito o post *--*

Gabriel Salotti disse...

quem lembrou do filme a viagem de hugo cabret aí?

Lavanyie disse...

nooossa, eu vi esse filminho 'viajem a lua' quando era pequena e amei ♥

Hermes disse...

Não precisei nem falar de hugo cabret , todos ja falaram ,realmente é estranha tais imaginaçoes para a época , e tais efeito , se observar a foto da lua com o foguete no olho , por muito tempo realmente da arrepios , sei lá ..pensando que isso possa ser baseado no rostod e alguem , realmente , é estranho

Lacey disse...

"A invenção de Hugo Cabret" fala muito disso, o enredo gira praticamente em torno desse filme que o foguete atinge o olho da lua, muito bom!

Flavio disse...

Já que estão comentando sobre a participação de George Melies em outros filmes... tem um documentário brasileiro em que uma cena de "A Viagem à Lua" aparece, o nome do documentário é "Nós que aqui estamos por vós esperamos" dirigido por Marcelo Masagão. O documentário trata de acontecimentos do final do século 20, baseado muito no pensamento de Eric Hobsbawm. É muito interessante! Dêem uma procurada ;)

Coisa amarga disse...

fiz um post com algumas curiosidades sobre o filme viagem a lua. da uma sacada ai galera http://cinebezoomy.blogspot.com.br/2012/02/viagem-lua-voyage-dans-la-lune-le-1902.html

K@RIN@ OLIVEIR@ disse...

Q LEGAL, CURIOSAMENTE ESTOU ESTUDANDO SOBRE ELE NA FACULDADE, O PROFESSOR PASSOU O FILME 'VIAGEM A LUA' E REALMENTE O CARA CONSEGUIA FAZER EFEITOS VISUAIS E CENÁRIOS INACREDITÁVEIS PARA A ÉPOCA!

K@RIN@ OLIVEIR@ disse...

Q LEGAL, CURIOSAMENTE ESTOU ESTUDANDO SOBRE ELE NA FACULDADE, O PROFESSOR PASSOU O FILME 'VIAGEM A LUA' E REALMENTE O CARA CONSEGUIA FAZER EFEITOS VISUAIS E CENÁRIOS INACREDITÁVEIS PARA A ÉPOCA!

Tosco disse...

Impressionante como ele já utilizava efeitos de imagens sobrepostas.

Interessante é ver como ele usava de forma inovadora e criativa, digo, era como um teatro mas com coisas que seriam impossível de ser aplicadas em teatro.

No filme A Invenção de Hugo Cabret diz que ele era um mágico, o que ele fez no cinema foi ilusionismo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.