9 de novembro de 2012

Sandman - Neil Gailman


“Com um punhado de areia, eu mostrarei o terror a vocês...”

Essa frase marcou o início de uma das maiores sagas do selo Vertigo da DC Comics, publicadas de janeiro de 1989 a março de 1996. Criado por Neil Gailman, suas história descrevem a vida de Sandman (Sonho), o governante do Sonhar e sua interação com o universo, os homens e outras criaturas.

Sonho (que também é conhecido como Morpheus, Sandman, Oneiros, (Lorde) Moldador, Kai’Ckul e vários outros em línguas já esquecidas) é o governante do Sonhar. Ele é um dos sete Perpétuos - Manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Os 7 perpétuos não são deuses, são os responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos.

[leiamais]

Os Perpétuos são sete irmãos, eles existem desde a aurora dos tempos e acredita-se que estão entre as criaturas mais poderosas (ou pelo menos influentes) do universo DC, inferiores talvez apenas a alguns anjos e ao Criador, e desempenham papeis centrais ao longo da história da qual Sonho é o protagonista.


Os Perpétuos: Sonho, Morte, Desejo, Delírio, Desespero, Destruição e Destino.

Sandman é um herói nobre, trágico, no estilo tradicional dos heróis da tragédia grega. Às vezes parece insensível, outras meditativo ou irado, mas invariavelmente melancólico. Já seu lado mais racional está sempre ciente de suas responsabilidades, tanto para com as pessoas comuns, quanto para aqueles de suas terras. Compartilha de uma ligação recíproca de dependência e de confiança com sua irmã mais velha, a Morte. Apesar de obscuro, talvez por ter de conviver com a imaginação e os desejos reprimidos de todos os seres vivos que libertam suas mentes em seu reino, ele se esforça vigorosamente em compreender sua própria natureza e a dos outros perpétuos.

De modo geral, Sandman aparece para cada pessoa como o aspecto mais nobre de sua raça.
Como personagem, Sonho é extremamente pálido, tem cabelos negros e se veste geralmente apenas com uma peça de tecido preto enrolada ao corpo. A forma na qual geralmente é visto na revista parece ter sido baseada na aparência do cantor Robert Smith (vocalista da banda The Cure). Já apareceu, na história chamada "Histórias na Areia", interagindo com os antepassados de uma tribo da África, representado como um homem negro chamado Kai'Ckul. Também já apareceu transfigurado em gato na história "Sonho de Mil Gatos" e também como raposa no especial "Caçadores de Sonhos". Sonho às vezes é visto com uma ou mais de suas ferramentas: uma algibeira cheia de areia, um rubi e um elmo de formato bastante singular.
O elmo - feito com ossos de um deus morto, só costuma ser usado em algumas situações, como viagens a lugares inóspitos - também é seu símbolo na galeria de cada Perpétuo. Ele sempre se veste de preto, exceto quando usa seu traje formal, que tem detalhes roxos e azuis.
No seu passado não costumava ser assim. Na história "Homens de Boa Sorte", Sonho é visto em diferentes momentos nos últimos 500 anos. Nessa história seus trajes são um pouco mais convencionais do que os do Sonho moderno, mas ainda com um ar de excentricidade. Outro detalhe, seus olhos são negros como a noite pontilhada por milhares de estrelas brilhantes.


Sandman tem exatamente 75 edições, mas, além da série principal, foram escritas também várias minisséries interligadas. No Brasil, a Panini Comics recentemente publicou os dois primeiros volumes da edição definitiva.


 Confesso que não conheço nada do Gailman, e agora quero ler tudo começando pelo Sandman, e vocês? 
Esse post é do leitor @Hell_Messiah
Bons Sonhos...

46 comentários:

boddie disse...

Sandman é A obra prima das graphic novels!!!

boddie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milena disse...

Tenso... mas bem curioso!!
Adorei... espero que vc possa trazer mais novidades semelhantes a essa...

Unknown disse...

Legal n sabia q a panini tv publicando a serie!

Anônimo disse...

Quem quiser baixar a obra completa segue @Hell_Messiah e pede o link pra download ^^

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A Panini publicou o terceiro volume já. E Gailman é brilhante não só nos quadrinhos, como também em prosa. "Deuses Americanos", "Lugar Nenhum", "Filhos de Anansi" e até o livro (que na teoria é infantil) "Coraline" são simplesmente extraordinários. Vale muito a pena ler, tanto Sandman (que é tudo de bom) quanto os livros em prosa.
E concordo com o boddie, Sandman, sem dúvida alguma, é A obra prima das graphic novels!

Priscila Boltão disse...

Eu queria muito ler sandman mas o bolso não deixou ainda. Nem a pilha de livros pra ler q já comprei.
No momento to lendo Fios de Prata - Reconstruindo Sandman, do Raphael Draccon (autor de "Dragões de Éter"), e tipo, não é terror, é fantasia, mas é ÓTIMO.
(Eu ia dizer fantástico mas daí ia cair num trocadilho que só quem leu ia entender)

Léo Luna disse...

foda.

Luiz Livio disse...

Neil Gaiman é fera! Já li Os Filhos de Anansi e os 2 volumes de Coisas Frágeis (que são contos e poemas). O cara é perturbado mas de um jeito ou de outro, no final, tudo faz sentido nas histórias dele :D

-//- disse...

Enquanto eu estiver estudando para o vestibular não vai dar pra ler ou assistir nada ;(
Tô com uma pilha de animes para assistir e ainda nem comecei :|

Ricardo William disse...

Que infantil este post...:(

Bel disse...

O melhor personagem é a Morte, as historias paralelas dela sao muitoo boas, semfalar q ela é a mais bunita, carismatica e sensata.
Tenho 1 livro da serie só, qria ter tds mas como n foi lançado tds no brasil, eu baixei pra poder ler no pc.

jeff mrg disse...

Deu até dor de cabeça de ler esse post

Paula Nascimento disse...

Nunca tinha ouvido falar! mas me interessei! vou procurar agora pra download!
Será que só eu lembrei da musica enter Sadman do metalica?

Anônimo disse...

Violet, esqueci de mencionar, o Metallica se inspirou na obra de Gailman pra compor

Anonima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edvard disse...

já li todos os HQs de sandman. Gailman cria um universo rico de personagens complexos. Sandman é uma obra que todo fã de quadrinhos deveria ler.

Anonima disse...

Download pra quem quiser (:

HQ : http://www.2shared.com/file/8Gl7o3PZ/Sandman_by_dartvader_wwwbaixan.html

Programa para abrir o HQ :http://www.mediafire.com/?7gr7gbro3v8y8e1

Anônimo disse...

Sandman é MARAVILHOSO. É começar a ler e não conseguir parar até terminar... E aí correr atrás de todas as histórias paralelas.

Reencra disse...

Eu leio sandman pela biblioteca, adoro, são os meus melhores momentos entre facul e trampo, eu quero comprar os livros com a serie completa, mas são caros e não possuo grana no momento.

Reinaldo disse...

Até que enfim Sandman apareceu por aqui. hahahahahaha

sweetripper disse...

Classicasso

Reo-kun disse...

Pode ter certeza q nao...quando eu comecei a ler o post, no aleatorio do meu celular tocou Enter Sandman o.O

Anônimo disse...

Gailman é brilhante, para mim com certeza Sandman é uma das melhores HQ's que eu ja li, faltam alguns volumes para eu ler que eu não consigo encontrar que é O Entes Queridos, e A Casa de Bonécas, ainda não tive tempo de procurar.
Sandman é ótimo...e ainda com a trilha Lullaby do The Cure deixa a HQ mais impressionante.

Enter in the deep throughs disse...

Povo do mal, quem quiser baixar ta ai https://skydrive.live.com/#cid=B8C17FEE6D8CD3C9&id=B8C17FEE6D8CD3C9!514 simplesmente fantástico - juniorfnd@gmail.com

Unknown disse...

Coraline também é dele (=

Bortz disse...

Teve alguns post no passado recente que achei bom, mas esse daqui fez sentir como senti no começo medob , com orgulho seguir. sandman é rival de watchman para melhor hq de todos os tempos. nele tras uma humanização dos personagens que é assustadora, além critica social bem pesada. A morte por si só ja dava um post, porém se a melhor persoangem de todos os tempos. Calma, racional, imparcial(ou não) e com senso de humor unico.

Unknown disse...

Sandman é sem duvidas uma das maiores obras primas dos quadrinhos....A Morte realmente tem muitos fans,mais o meus preferidos sem sombra de duvidas é o Destruição,e Desespero....A serie é incrível...e acho que ninguém citou o Corintio,o cara é marcante.....Conselho a todos,leiam!
Coloco Sandman no mesmo nível de Watchmen e Liga extraordinária(a revista em quadrinhos nada tem ah ver com o filme,é infinitamente superior..).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Duff, realmente eu não falei do Coríntio, nem de Lúcifer, bem, de ninguém em especial. Quis apresentar o personagem Sandman para o público, mas sem me aprofundar demais, nem soltar spoilers. Mas fico feliz que tenham gostado do post. o/

Anônimo disse...

Na passagem "inferiores talvez apenas a alguns anjos e ao Criador" vemos um erro, já que eles são superiores a todos os deuses, afinal de contas, todos eles foram criados no próprio sonhar, não venho aqui como hater ou algo do gênero, mas sim como leitor de Sandman e desse blog, então para que a informação fique mais "exata", sugiro que mudem, para que a qualidade se mantenha, obrigado :D

Camila in the sky with diamonds disse...

Então, de terror Sandman não tem nada. Mas é definitivamente o melhor quadrinho que já li.

Camila in the sky with diamonds disse...

E tem um errinho ali... A Panini acabou de publicar o terceiro volume da edição definitiva! Agora só falta um.
: )

Diva disse...

Sandman é visceral ( pouca vezes podemos usar essa palavra hoje em dia), é perturbador, e requer que o leitor tenha uma boa bagagem de conhecimento de literatura e mitologia para saborear todas as referencias. E o mais importante, é divertidissimo! Ótima dica!

Unknown disse...

Lukas, no universo DC uma "Mão misteriosa" criou o universo, criou os Perpétuos e os dois anjos mais poderosos: Michael e Samael. Esse é o começo, no fim, Destino fechará seu livro e morrerá, então a Morte vai colocar as cadeiras em cima das mesas, apagar as luzes e fechar tudo.

Unknown disse...

se você não leu Sandman seus ainda estão fechados

Marta Macêdo disse...

Nossa... eu realmente adorei a história do Sandman!
Não conhecia, confesso...

Vou ver se consigo comprar. =D

Marta Macêdo disse...

É bem caro, né? -.-"

Poxa... =/ tenho essa grana toda não...

#xatiada

Unknown disse...

oi gente!
Sandman só é uma das coisas boas que ele já criou.
E para vocês que gostaram e querem conhecer mais sobre o Neil, eu fiz um grupo no facebook. Curtam lá.
www.facebook.com/neilgaimanbr

Unknown disse...

oi gente!
Sandman só é uma das coisas boas que ele já criou.
E para vocês que gostaram e querem conhecer mais sobre o Neil, eu fiz um grupo no facebook. Curtam lá.
www.facebook.com/neilgaimanbr

Rei Eduardo disse...

é o mesmo sandman da sociedade de justiça da america?

Rei Eduardo disse...

é o mesmo sandman da sociedade de justiça da america?

Unknown disse...

dou na hora de ler Neil Gailman , acompanho os livros dele , são muito bons !

Juan disse...

Sandman é simplesmente ótimo! Talvez a melhor a hq que já li.