4 de abril de 2013

Curiosidades sobre o filme "Jogos Mortais" (2004)



Um dos filmes mais polêmicos dos anos 2000. Sangue, tortura física e psicológica, desespero, angústia, agonia, sofrimento, automutilação, sacrifício, crueldade, enigmas e uma mente que, até hoje, é considerada gênia e insana. Esse é o universo de "Jogos Mortais", o primeiro filme de uma saga que manteve a ordem e as características desde o primeiro até o último filme. Se você tem estômago fraco, fique longe.

Hello... I want to play a game...


[leiamais]



O roteiro é escrito por Leigh Whannell com colaboração do diretor. Ambos são amigos e se inspiraram nos filmes “Seven” e “The Cube”.

James Wan e Leigh Whannell, após escrever o roteiro, passarm ao seu manager. Este, enviou a um agente em Los Angeles e, mais tarde, lhes convocou para uma reunião. Concordaram em gravar uma cena do roteiro e fazê-la circular pelos estúdios. O curta em questão, intitulado “Saw” (2003), recria toda a cena do jogo de Amanda no filme, mas, neste caso, a vítima foi interpretada por Leigh Whannell.


A gravação durou 18 dias, com investimento de 1 milhão de dólares, 6 dias foram utilizados para as cenas do banheiro.

A canção “Bite The Hand That Bleeds” de Fear Factory, que originalmente tocava durante os créditos finais, na versão sem cortes, foi substituída pela música de Charlie Clouser, intitulada “Zepp Overature”, na versão do cinema.


A perseguição do detetive Sing ao assassino Jigsaw, foi a última sequência do filme a ser gravada.

O boneco que Jigsaw utiliza foi uma criação original dos técnicos para o filme, não foi comprado e nem modificado de qualquer maneira.


A sequência Jogos Mortais II foi aprovada para produção após o primeiro final de semana de estreia do primeiro filme, que arrecadou 18 milhões de dólares.

Segundo James Wan (diretor), muitas das cenas de terror no filme, eram pesadelos que Leigh Whannel e ele, tiveram quando crianças. Ambos são amigos desde que se conheceram, no Royal Melbourne Institute of Technology.


Oren Koules (produtor) teve uma pequena aparição, interpretando o companheiro de cela morto de Amanda.

Segundo um dos roteiristas e protagonista do filme, Leigh Whannell, a cena onde seu personagem coloca a mão no sanitário sujo, foi uma referência ao filme “Trainspotting”.


O único manequim usado em todo o filme foi o cadáver do homem queimado junto à caixa forte. O resto dos cadáveres, incluindo o do banheiro, eram os respectivos atores.

As cenas do banheiro foram gravadas em ordem cronológica para que os atores entendessem melhor a mente de seus personagens.


A fotografia principal foi realizada em um armazém modificado. O set do banheiro foi construído, mas os demais quartos existiam de verdade e só foi necessário decorá-los.

A perseguição de carro foi filmada realmente na garagem do armazém. Os técnicos giravam as luzes, soltavam neblina e sacudiam o carro enquanto tudo era filmado pela frente.


James Wan, que sugeriu Shawnee Smith para o papel de Amanda, pois a conhecia desde jovem, ficou muito surpreso e contente quando a agente de casting Amy Lippens lhe comunicou que ela havia sido contratada.

Nos EUA originalmente a versão sem cortes teve classificação “NC-17”, e o diretor decidiu ajustar o filme para alcançar um “R”. Em algumas das cenas eliminadas para sua estreia nos cinemas se via Amanda arrancando os intestinos de seu companheiro de cela e mais ângulos do homem gordo mutilando-se nos arames farpados.


A pré-produção durou apenas 5 dias.

Os atores não realizaram praticamente nenhum ensaio, e algumas das tomadas durante os poucos ensaios, foram empregadas no filme.


O diretor James Wan preferiu não cobrar nenhum valor adiantado, e sim, receber uma porcentagem dos benefícios.

O filme contém várias referências sobre filmes do diretor italiano de terror, Dario Argento. Alguns exemplos: a marionete pintada – “Vermelho Escuro” (1975); quando se vê apenas as luvas negras do assassino, isso se pode observar em praticamente todos os seus filmes.


Os detetives seguem a pista do alarme de um armazém na rua Stygian; esse nome é o título do primeiro filme do diretor James Wan, filme de terror onde Leigh Whannell estreou como ator no cinema.

A canção "Die Dead Enough" do Megadeth foi originalmente prevista para ser apresentada no filme, mas não foi utilizada por motivos não revelados.


Inicialmente Jogos Mortais seria lançado diretamente em vídeo nos Estados Unidos, mas após algumas exibições-teste se decidiu por lançar o filme nos cinemas.

Foi o filme de encerramento do Festival de Toronto.


Seguido por Jogos Mortais 2 (2005), Jogos Mortais III (2006), Jogos Mortais IV (2007), Jogos Mortais V (2008), Jogos Mortais VI (2009) e Jogos Mortais - O Final (2010).



Post by: Loucifre
Siga no twitter: @loucifre

Bons Pesadelos...


35 comentários:

Unknown disse...

Filme classico e muito bom, ninguem pode reclamar que nesse ano de 2000 nao teve um filme de suspense e gore que valesse a pena ver

Eric Marçal disse...

Tenho todos!

Unknown disse...

assisti a todos, e fiquei triste quando acabou, mas para mim foi o melhor filme sequencial já feiro.

Mrclark disse...

Muito bom, parabéns.

Johnny Baldwin disse...

Não gosto de gore, mas Jogos Mortais tem minha admiração. O enredo do 1 e do 2 foram excelentes. Os demais tiveram um decorrer muito fraco, na minha opinião, fortaleceram o gore mas enfraqueceram o enredo.

Pamela disse...

Post bem porcariazinha :I

Flávia Eloá disse...

Tenho todos tbm e quero mais!

Flávia Eloá disse...

Quanto recalque hein Pamela HAUSHAUSHAUSHAUSHAU

Rafa Mega disse...

Se não me engano também, um dos diretores ligou pro outro num dia de tempestade forte e disse "E se tivessem 2 caras dentro de um banheiro, cada um preso num canto e um outro morto no meio deles?!"
E aí todo o resto do filme...

Unknown disse...

Jogos Mortais foi a melhor surpresa dos últmos anos, um filme que chegou sem divulgação nem mesmo nos cinemas, acabei assistindo o primeiro filme porque perdi a sessão do filme que iria ver e foi a melhor coisa que acontece, o problema é que o 1 e 2 foram os mais surpreendentes, o 3 passou um pouco pra horror e menos suspense, os seguintes foram simplesmente horror, não que seja ruim, mas parece meio clichê mostrarem nas cenas a perna da pessoa quebrando, o sangue jorrando desenfreadamente, cabeça estourando, quer dizer, pelas cenas, sabiamos o que aconteceria, não sei se era realmente necessário expor isso, no primeiro filme as cenas do médico cortando o pé foi bem feita, nem demais, nem de menos, com cortes para causar o suspense, em outros filmes eles focavam esse tipo de coisa na câmera do começo ao fim do acontecimento.

Misteryon McCormick disse...

parece que via ter o 8. no brasil vai se chamar "Jogos Mortais 8: Recomeço"

Unknown disse...

só eu achei esse post extremamente mal eescrito e confuso?

Unknown disse...

"só eu achei esse post extremamente mal eescrito e confuso? "²

Paula Nascimento disse...

Finalmente um dos jogos mortais!! muito bom!! eu adoro esse filme, pena que acabou... maaas dizem por aí que terá uma continuação, tomara que tenha mesmo os "Jogos mortais 8"

eclipse disse...

Acho q só, pq eu achei excelente!

Anônimo disse...

Jogos mortais só era bom no primeiro.

phxmenhp disse...

Sinceramente não gosto dessa franquia de terror, acho fraquinha. Talvez se eu tivesse visto o primeiro sem saber dos spoiler eu teria gostado, TALVEZ.

Carolinne disse...

'Jogos Mortais' é o melhor filme de todos os tempos!

Unknown disse...

Carolinne não exagera tb baixa a bolinha ae fia

Alex disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex disse...



uma ótima franquia, nos tempos modernos

Ana. disse...

fraquinhas as curiosidades...

Unknown disse...

Prestou soh o primeiro
E olhe lá.

- Mysteria ♡ disse...

Amo a franquia SAW, mas detestei o sétimo filme e por isso não desejo uma continuação. Ficou com um roteiro maravilhoso mas os efeitos especiais pareciam simplesmente inexistentes, os cadáveres parecendo manequim de loja, destoando completamente da qualidade dos seis anteriores.
Enfim, achei esse post fraquinho... Tinha tanta coisa que podia colocar, mas pareceu ter sido escrito em 10 minutos. Me desculpe, mas na minha opinião, se tivesse tomado um pouco mais de tempo esse post sairia muito melhor...

Anônimo disse...

Ei loucifre, faz um filho em mim!
seus posts são incríveis :D

edu voorhees disse...

para mim acabou n segundo, o primeiro e segundo impecaveis o resto só desculpa pra mostrar as traquitanas pra matar as pessoas, historia e suspense que é bom, nada
e esse post foi fraquinho mesmo, como disseram foi meio que jogada as informaçoes as pressas assim como foi feito este comentario

Unknown disse...

Faltou uma coisa MUITO MUITO MUIIIIITO IMPORTANTE. Que serrar a perna é COMPLETAMENTE inspirado no filme Mad Max onde,no final, Max prende a perna do sujeito e dá uma serra para ele serrar a perna antes do carro explodir.

Matheus disse...

Melhor saga de terror da história, fodaaaaaaaa, embora tenha deixado á desejar no final

Ryuken disse...

Só prestou o 1.

Anônimo disse...

Amo saw, não é a toa que todos (menos o 6) lucraram mais de 100 milhões de dólares. Tenho o poster do 5 autografado!! :D Pra mim a série começou a decair com o aparecimento do Hoffman.

Unknown disse...

Pra um filme de horror é aceitavelzinho mais ta longe demais de ser a melhor franquia, até um filme que nem os condenados ja é bem mais horror psicologico que os sete jogos mortais juntos.
Post bem feito mais curiosidade de filmes só é legal as que tem ditas maldições.
Aconselho um filme bem legal porem dificil de achar principalmente com legendas chamado The buried secret of M. Night Shyamalan, dirigido pelo proprio no qual ele alega veemente que tudo aquilo é verdade e que ele é amaldiçoado de verdade.. Mais ele mudou de ideia e tirou o filme do mapa... Mais da pra achar e é bem legal, acredito ter sido o primeiro no estilo de filmagem de atividade paranormal e rec.

Unknown disse...

wendryo machado disse...
só eu achei esse post extremamente mal EEscrito e confuso?

Mônica Bittersweet disse...
"só eu achei esse post extremamente mal eescrito e confuso? "²

Uma anta escreve, outra copia... Não consegue terminar uma frase corretamente e quer criticar o post... Santa mãe de Deus...

Unknown disse...

depois de sexta feira 13,foi o melhor filme de terror e suspense até hj

Giullya disse...

Pra falar a verdade eu não acho esse filme, tãããão bom assim. Tem outros melhores.

Unknown disse...

Essa saga e muito irada.Foda pra caralho