17 de maio de 2009

Você acredita em reencarnação?

A reencarnação oferece esperanças a muitas pessoas. Se nós não acertarmos nesta vida, teremos outra chance na próxima. Todavia, até mesmo os que acreditam em reencarnação, admitem que uma vasta maioria da humanidade não se lembra de suas vidas passadas. Como podemos aprender com os nossos erros do passado se não nos podemos lembrar deles? Parece que estamos sempre cometendo os mesmos erros, de novo e de novo. De acordo com as taxas de fracassos morais na história humana, temos alguma razão para ter esperanças de que acertaremos numa vida futura?
Mas será que, em cada um de nós, habita uma alma que já viveu outras vidas, em diferentes tempos da história? É uma idéia fascinante, e inúmeras pessoas acreditam nela – até mesmo o Dalai Lama (ele acredita ser a décima quarta reencarnação de um mestre budista).
Como você pode imaginar, provar cientificamente que uma pessoa já viveu antes não é uma tarefa muito fácil. Boas evidências podem ser fatos que uma pessoa sabe sobre a sua possível encarnação passada que ninguém mais saberia. Melhor ainda seria ter uma informação que ajuda a resolver desaparecimentos. Por exemplo, se sua encarnação passada fosse a da princesa russa Anastácia e se você soubesse qual foi o destino que encontrou na outra vida, o mistério estaria resolvido.
Mas, mesmo que várias pessoas acreditem em reencarnação, pouquíssimas afirmam se recordar de um fato de sua vida passada. Normalmente, essas memórias surgem quando se usa uma técnica controversa (e bastante desacreditada) chamada “regressão hipnótica”. Pelo menos é como se deu o caso “mais famoso” deste tipo.
Virginia Tighe, do Colorado (EUA), em 1952, passou por uma sessão de hipnose amadora. Sob hipnose, ela adquiriu um sotaque irlandês e relatou sua vida como Bridey Murphy, uma mulher que viveu na Irlanda, em Cork. Ela relatou fatos como seu casamento, seu nascimento em 20 de dezembro de 1789 e sua morte em 1864.
Tighe nunca fora à Irlanda – e contou detalhes que lhe seriam desconhecidos sobre o lugar e sobre os costumes do povo, que só lhe seriam conhecidos se ela realmente tivesse vivido naquela época. Até aí a história parece convincente. Mas logo ela começa a desmoronar.
O fenômeno “Bridey Murphy” se tornou um sucesso mundial e até mesmo foram escritos bestsellers sobre o assunto.
Jornalistas, então, descobriram que não havia registros de ninguém chamado Bridey Murphy nascido naquela região e nas datas fornecidas por Tighe. Mais tarde foi descoberto que, embora nunca tenha conhecido a Irlanda, Virginia teve contato seguido durante a infância com uma pessoa desta nacionalidade.
Poucas pessoas pensam que Tighe causou todo esse escândalo sobre sua “vida passada” de má-fé. Acredita-se que ela foi realmente hipnotizada, mas, ao invés de relatar sua vida passada, seu subconsciente misturou algumas histórias e criou, baseado em memórias de infância, a vida de Bridey Murphy.
Décadas de estudos psicológicos mostraram que pessoas sob hipnose conseguem criar histórias extremamente detalhadas e convincentes – mesmo que tratem de experiências que nunca vivenciaram. E as pessoas podem até mesmo acreditar nessas visões, com a ajuda de psicólogos mal-informados.

A Reencarnação e a Igreja

Orígenes, sábio cristão e mestre da igreja, ensinava que "todas as almas chegam a este mundo fortalecidas pelas vitórias ou debilitadas pelas derrotas de uma vida pregressa.
O seu lugar neste planeta é determinado por seus méritos ou deméritos do passado". Essa assertiva do sábio Orígenes traduz sua ampla confissão da sua crença viva na reencarnação da alma.
São Clemente, de Alexandria, era adepto fervoroso da teoria da reencarnação e isso pode ser facilmente encontrado em muitos de seus escritos.
Em favor da teoria reencarnacionista, São Gregório, Bispo de Nissa, afirmou que "a alma precisa purificar-se e isso não acontecendo durante a vida na Terra, deve ser realizado em outras vidas futuras".
Santo Agostinho, no seu livro Confissões, chegou a interpelar a si mesmo: "não vivi em outro corpo antes de entrar no ventre de minha mãe?" Eis aqui provada, por sua própria confissão, a crença de Santo Agostinho na sua própria reencarnação.Somente em 553, durante o Concílio de Constantinopla, graças às artimanhas da imperatriz Theodora, que exerceu forte influência em seu esposo - o Imperador Justiniano -, é que a reencarnação tornou-se heresia e seus adeptos passaram a ser perseguidos. Apesar disso e das perseguições que se seguiram aos então considerados "hereges", muitos doutores da igreja continuaram acreditando e divulgando os legítimos princípios da reencarnação. Em nossos dias, no seio da igreja contemporânea, cultos sacerdotes, em caráter sigiloso, continuam aceitando a tese reencarnacionista. Conheci o prezado e saudoso padre Gregório. Cheguei a dialogar com o mesmo e confessou-me ele que aceitava a reencarnação do espírito e, para minha maior alegria, tirou do bolso de sua batina e mostrou-me uma foto do nosso Chico Xavier. Sim, meus amigos, o espiritismo tem como pedra angular a reencarnação que, racionalmente, explica todos os meandros da evolução do espírito.

Bons pesadelos...

23 comentários:

manieky disse...

NAO ACREDITO D:

Pimenta disse...

Eu acredito!Tenho uma flha, e quando ela aprendeu as primeiras palavras,todos perguntavam que nacionalidade era a dela!?!?!?!
Ela tinha sotaque Francês,oui!
O sonho dourado da vida dela era conhecer a França,para morar lá!Será?
E nasceu chatinha,com dois anos, ninguém podia chegar perto quando ela estava acordando.Ela levantava a mãozinha e dizia,de olhos fechados:
Com licença, eu gosto de ficar sozinha!
Veio de onde essa pessoa?De mim!

O Estado Original disse...

bastante interessante a matéria, mas era pra dar medo ? uaheuhauehuea

Anônimo disse...

eu gosto desse tipo de assunto, tenho uns documentarios sobre o assunto em DVD

Unknown disse...

Acho bem difícil isso. Mas já ouvi falar em um caso em que uma criança se dizia marido de uma mulher da Índia (ou algo assim). A criança sabia todos os detalhes da família e tal.

;) disse...

Nossa que papo furado , só vocês lerem a biblia corretamente e a resposta vai estar lá. Reencarnação é puro papo furado

pequena estrela disse...

lol esse caso é bem conhecido mesmo, não michel, não era pra dar medo é apenas uma matéria q tem como objetivo informar e saber a opinião das pessoas ;)

Carol Liôa disse...

muito massa, gostei!

Anônimo disse...

teria alguma coisa sobre viagem no tempo ,pra postar no blog?

nao acho q exista outras vidas, mais acredito q exista possibilidade de jah nascermos com alguma coisa gravada no cerebro herdado.

tipo um cara teve um cancer apos certa idade apos o cancer teve um filho, o filho des de crianca parece q apresenta sintomas de cancer no mesmo lokal.

Anônimo disse...

a resposta concerteza nao esta na biblia!

Rebeca disse...

Eu acho interessante, mas não acredito. Já fiz regressão, mas não foi pra investigar minha vida passada! XD

pequena estrela disse...

tenho medo de fazer regressão rebeca, não sei pq :S

Rangel disse...

Se a reencarnação exististisse então o número de mortes deveria ser igual ao de nascimentos!
Mas não, atualamente nasci mais gente do que morre?
De onde vem esas outras alms reencarnadas?!

;) disse...

Sim , a resposta está na biblia , eu não posso te falar em que parte está porque eu não sou nenhum fanatico , mas eu lembro que tem uma parte que fala sobre isso , e foi a partir disso que a religião espirita que acredita em reencarnação fez uma má interpretação do verso, somente leu esse verso e pronto , não procurou ler o verso seguinte. Má interpretação da biblia é isso que da.
Também gostaria que postassem matéria sobre viagem no tempo , é bem LOL

Rebeca disse...

Eu também tinha, mas não tive escolha, sabe? Uma psicóloga louca que me clinicou por um tempo! -_- Detalhe que não adiantou coisa alguma na minha vida, HUISAHUSHUSHAUSISA!

pequena estrela disse...

se meu psiquiatra inventa uma coisa dessas mando ele pastar Oo'
shauhsua

Anônimo disse...

Se não existe é um tremendo desperdício de energia.
Talvez o natural seja o plano espiritual e o fisico apenas uma etapa pela qual temos que passar.
Não tenho uma opinião totalmente formada, mas não desacredito simplesmente porque ninguém conseguiu provar.
Na Caxemira existe uma citação gravada em um templo, atribuida a um profeta de nome Issa, que diz o seguinte:
"O mundo é uma ponte, atravesse, não pare sobre ele."
Pesquise um pouco sobre este personagem histórico e você vai se surpreender com o que vai encontrar.

Taty Sputnik disse...

Bem, eu não acredito.
Pelo meu credo, a reencarnação é uma contradição que acaba com o arbítrio, ou seja, a livre escolha.

Eu respeito quem acredita, mas para mim não cola. Sim, acredito em "alguma coisa" pós mortem, mas de retornar não acredito.

Pedro Rocha disse...

A frase de Santo Agostinho está fora de contexto: pelos cojunto de sua obra, tudo indica o contário: que ele está fazendo uma pergunta retórica negando o fato.

Detalhes maiores sobre o assunto:

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/category/espiritismo/

Coisas do sobrenatural disse...

Bem eu acredito sim sou espirita essas pessoas que ñ acreditem não são capas de le um livro e ver filme falando sobre isso como diz a musica da Thalia Tenho uma pergunta
quando sinto tua pele tão perto
Verdade que nos gostamos
de outra vida no passado, olha
De amor, nós morremos tantas vezes
E seguimos nos reencontrando
E agora nos devemos em interesses

Fui o grego que te amou, quando você era um golfinho
A rainha que ao seu rei, por ser infiel ela pôs fim
Ou aquele escravo que, a santa inquisição
Queimou por enfeitiçar de amor teu coração

Oh, Ah, não quero me apaixonar já
Que o sofrimento dói mais
Não quero me apaixonar já
Mas não cederei em teu amor

É só amor, o que vens buscar aqui
Em um plano que é espiritual
É só amor o que vens entregar aqui.

Olho em suas pupilas
E atravesso um espaço sem limites
Eram outros tempos, outros nomes e até acredito, outro sexo

Vamos, quebrar o círculo deste conto.
e sejamos para sempre
Dois amantes navegando no tempo

Fui a donzela que montou sem seu corcel
Ou na Pré História eu te cobri com minha pele
Ou a sereia que um Vicking apaixonou
e abandonou chorando, sua traição

Oh, Ah, não quero me apaixonar já
que sofrer dói mais
não quero me apaixonar já
mas não cederei em teu amor.

d disse...

houps

Anônimo disse...

eu acredito sim...

jaspion disse...

que engraçado ler que reencarnação é papo furado de uma pessoa que acredita ter vindo do barro...