7 de janeiro de 2010

Lápides e Túmulos Tradicionais.

Já mostramos aqui no MEDO B diversos Túmulos, bizarros, diferentes e criativos. Hoje vamos falar dos clássicos. Os mais comuns encontrados em todos os cemitérios.. Cada um deles tem seu significado...






Pietà - Escultura feita por Michelangelo é mt comum nos tumulos. Representa um desejo de que a alma seja bem recebida do outro lado.




Anjos - Também muito usado nos tumulos, quando o anjo aponta para cima, é porque a família acredita que o falecido irá diretamente para o Paraíso.
Já se o anjo está pensativo, está refletindo sobre a vida do falecido, é sinal que a família não tinha tanta certeza sobre sua absolvição.




Pata de felinos - Lembra aqueles que eram os responsáveis pelo sustento da família, que agora vai precisar de um novo "Rei Leão".




Epitáfio - são frases de despedida as vezes combinadas até mesmo antes da morte. Podem ser de amor, pensativas...




Túmulo raso - O túmulo mais comum atualmente também tem seu significado. A ausência de símbolos demonstra que todos são iguais na hora da Morte.




Coluna Quebrada - o que parece vandalismo, na verdade mostra que ali jaz o ultimo membro de uma família tradicional.




Escada - Significa que a vida do morto foi de altos e baixos.




Tochas - Quando estão com as chamas pra baixo significa "a vida que passou", quando está para cima significa que a pessoa morreu cedo demais, com a "chama da juventude" ainda acesa.


Fonte: Super Interessante
Bons Pesadelos...

21 comentários:

Unknown disse...

Igualzinho a matéria da super interessante desse mês, até as piadinhas...


Não rola nem um crédito ? Hehe.

MEDO B disse...

Nãooo
deu trabalho caça as fotos (:

Gisele disse...

Bom post =D

O anjinho da segunda foto parece que tá mostrando o dedo do meio O.o

Léo Luna disse...

D:

Flávia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia disse...

É, realment foi matéria da Super desse mês..rs..mas vamos dar um desconto pelo trabalho q ele teve de encontrar essas fotos na net...rs..

SuperBlog..parabéns!

Bjuxx

James Sunderland disse...

Muito legal a matéria, mesmo que tenha sido tirada da Super (afinal o blog resume e sintetiza um pouco de tudo sobre o assunto, logo não vejo problema nisso ^^).

Medo, tenho umas fotos que tirei no Cemitério Municipal daqui onde moro (das estátuas, não de mim, óbvio xD). Se quiser te mando depois, é só deixar um recado no meu site que te retorno um e-mail com as fotos, blz?

Abraço!

MEDO B disse...

Oi James,

Aceito as fotos sim, manda pra mim por email :)

Erik Paulussi disse...

Super Interessante...

Ricardo Mckinnon disse...

nossa, que legal, é curioso saber isso.. eu que sempre olhava pras imagens, muitas delas sem significado nenhum e não intendia porra nenhuma :D
muito massa o póst *o*

Anunciar no Google disse...

mto legal esse blog, estou add nos favoritos!

James Sunderland disse...

Medo, acabei de enviar o e-mail. Não sei se vai chegar agora também, mas só pra avisar ;)

Anônimo disse...

RÁ!!!

a foto do túmulo da coluna quebrada com Jesus é daqui da cidade que eu moro Jaú-SP...

olha a foto do orkut da ONG em que eu estudei ano passado, fizemos um "Tour" pelo cemitério em um projeto do Fábio nosso professor de história..

eis o link:

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=2361261139644074968&aid=1240851626&pid=1240878207497

Unknown disse...

Um professor da minha faculdade queria que eu fizesse meu trabalho final sobre lapides, a história local que se refletia nelas e tal, eu vazei porque o professor era mt chato xD, mais consegui um monte de material sobre isso, é mt interessante, rende bem + materia, quem sabe qq dia tem + coisa ai sobre isso.

Anônimo disse...

Ai , este meu Blog preferido me causa arrepiosssssssssssssssss!
Deixa te contar o que escreveram no muro de um cemitério aqui perto de casa: "MORRA JOVEM, SEJA UM DEFUNTO ATRAENTE"...ahahahaha
Beijooooooo
T IN IN
*Hahhhhhhhhh querido, voce assistiu aquele clip do "THE CURE"no meu Blog?Acho que vai curtir, é bem "tétrico"(sera que existe este termo, af)

✞ Zé do Caixão disse...

O meu túmulo vai ter teto solar, mas gostei dos modelos apresentados!

Anônimo disse...

Ahhh
Esqueci de dizer uma coisa... "LEONARDO, FLAVIA E ERIK...Não precisam ficar nos lembrando de qual a fonte que foram retiradas as informações deste post... Isto esta bem claro ao final da postagem.
Portanto , se manquem né!
Affffffffffff

K@RIN@ OLIVEIR@ disse...

REalmente este assunto além de muito interessante rende muitas matérias, quando eu fui visitar o cemitério da Consolação aqui de Sampa fiquei impressionada com os monumentos, as lápides e principalmente os Mausoléus!
São lindo e muito diferentes, na adm do cemitério eles te dão um folheto com algumas histórias de pessoas q estão enterradas lá e o significado de algumas lápides, é muito interessante!

TiagoLott disse...

Super d+ e Super Interessante. Cara imagino o trampo cassar essas imagens. Sou assinante dessa revista e acho quase impossível não te-la como referência em meu blog - fazer o quê.

Unknown disse...

Eita, Bons Tempos ^^

Unknown disse...

Eita, bons tempos.

www.mardini.com.br