14 de abril de 2011

Amish


Você com certeza, caro leitor, já deve ter ouvido falar daquelas pessoas que vivem em vilarejos e cidades totalmente afastados do mundo moderno! Sem luz, carro, eletrônicos, tudo mais. E isso em pleno século XXI!

[leiamais]

Estes são os Amish. Uma sociedade de pessoas cristãs anabatistas (Os mais radicais do protestantismo, que foram "rebatizados" após a vida adulta, já que muitos não acreditam no batismo infantil) que segue à risca as regras da bíblia e por isso o modo de vida mais conservador. Qualquer tipo de eletrônico ou qualquer coisa relacionada aos tempos modernos (Como roupas e acessórios da moda) são proibidos, pois para eles é uma forma de atrair os pecados capitais (Preguiça, Vaidade, Gula, Inveja, Ira, Soberba e Luxúria).
Mas isso não significa que os Amish rejeitam todo e qualquer tipo de tecnologia. Isso é apenas um boato. Existem algumas coisas que são aceitas na sociedade SE passarem por uma avaliação ultra-rigorosa seguindo as regras não-escritas dos Amish, o Ordnung (Ordem). Verifica-se se o objeto não prejudicará os preceitos bíblicos, e se serão úteis para o modo de vida dos Amish.
Por exemplo, em um livro (Que recomendarei depois), alguns Amish aceitam ter ordenhas eletrônicas em suas fazendas, pois ajuda a acelerar e a facilitar o trabalho, bem como tanques de refrigeração para produtos de derivação animal. Placas luminosas foram instaladas em suas carroças, já que muitas vezes eles andam em rodovias movimentadas e a falta de sinalização já causou muitos acidentes.

Carroças Amish, reparem nos sinalizadores

Ao todo, existem mais de 200 mil pessoas que são Amish. Todas vivem nos Estados Unidos e no Canadá, especialmente no estado da Pensilvânia, EUA, onde os primeiros Amish chegaram no século XVIII, vindos da Europa.
Eles seguem um estilo de vida predominantemente rural, e vivem em fazendas dentro de vilarejos espalhados pelo país. Consideram este modo de vida uma forma de se manterem afastados dos não puros, que poderiam afetar seu conservadorismo.
Suas casas são de estilo simples, sem muitos móveis ou decorativos, tendo apenas o necessário. A iluminação é de lampiões à óleo ou à gás (Permitido pelo Ordnung) e velas. Todo o trabalho na fazenda é feita com cavalos e apenas cavalos, embora a Ordem aceite alguns aparelhos que possam facilitar.

Os Amish, ao contrário do que se pensa, não fala o inglês com todo mundo. Pelo contrário, a língua só é usada quando se fala com estranhos. Entre eles a língua oficial é um dialeto alemão conhecido como Alemão da Pensilvânia. Um alemão mais formal é usado entre os religiosos.

Casa Amish

Outro fato interessante e que poucos sabem é que nem todo mundo que nasce Amish morre Amish. Quando completa 16 anos, a criança Amish tem o direito da escolha: Se ela aceitar ser batizada, oficialmente fará parte da igreja e dos preceitos da sociedade, e seguirá tudo à risca como seus pais e avós fizeram.
Porém, se ela escolher não seguir mais o estilo de vida Amish, ela PODE sair do vilarejo e entrar no mundo moderno. Entretanto, a partir deste ponto a criança é afastada da comunidade Amish permanentemente. Ela pode voltar à comunidade, mas apenas como visitante, e será vista como uma pessoa estranha até por seus familiares.

Mas antes de tomar tal decisão, o jovem Amish ainda tem uma chance de pensar em qual passo dar; é o Rumspringa (Exploração). Antes do batismo, a pessoa pode ir passar um tempo no mundo moderno para conhecer melhor esse outro lado. Neste período tudo é liberado, mesmo que seja uma blasfêmia total ao Ordnung. Depois é que cabe ao garoto/garota Amish escolher se é esse o estilo de vida que quer seguir para todo o sempre, sabendo que perderá laços com toda a sua família e amigos, ou se quer retornar à vila e ser batizado para viver o modo Amish de ser.
Como a criança é educada sob os enisamentos da Ordem durante toda a infância, sem nenhuma inclinação para essa outra opção, é muito raro ver um jovem que nasceu na comunidade Amish e desistiu de seguí-la.
Roupa típica dos Amish

Curiosamente, apesar de toda essa dedicação à religião, os Amish não possuem igrejas em suas vilas, por causa de perseguições religiosas durante suas primeiras décadas nos Estados Unidos. Eles adotaram um modo de fazer suas orações e cultos em casa, nas escolas e existem até mesmo casas especiais de oração, aonde os Amish se reúnem aos domingos para o culto.

Um culto Amish funciona de um modo diferente da religião cristã que conhecemos. Ele é totalmente dedicado à Deus, sem nenhuma ligação à Jesus. A Bíblia é lida em qualquer momento do culto, sem hora marcada, e qualquer um dos anciãos (Os mais importantes membros da igreja) pode ler a passagem escolhida. Não há sermões preparados.

O mesmo hinário é usado nos cultos Amish desde o século XVI, é o Ausbund e não tem nenhuma notação musical, ou seja, canta-se do mesmo modo que se cantava desde o início e foi um aprendizado passado de boca-a-boca. A oração principal do culto ocorre ao final, quando todos se ajoelham e esperam que algum membro masculino da igreja tome partido na oração.

-----------------------------------

Ficou curioso e quer saber mais sobre os Amish? Filmes, séries e livros já relataram um pouco sobre o estilo de vida Amish. Alguns mais "errados" que outros, mas estão aí pra quem quiser saber mais!:

Amish Grace




Filme para a televisão criado em 2010. Conta a história de uma chacina que ocorreu na maior comunidade Amish dos Estados Unidos, na Pensilvânia, baseada em fatos reais. Um entregador de leite que atendia à comunidade atacou uma escola em 2006, matando cinco crianças entre 6 e 13 anos. O assassino se suicidou após o crime, e a comunidade perdoou o atirador.
O filme reconta o acontecimento e mostra as famílias afetadas e suas reações perante um crime bárbaro que raramente acontece na comunidade Amish.

Aaron's Way





Série de televisão dos anos 80 que teve apenas uma temporada e 14 episódios. Conta a história de um pai Amish, Aaron, cujo filho - que abandonara a sociedade - morre em um acidente. Ao viajar para o funeral, ele descobre que o filho morava com uma mulher que agora estava grávida. E como ela está passando por grandes dificuldades, Aaron decide mudar-se com sua família para perto da nora, enfrentando as dificuldades do mundo moderno.

Pray For Silence




Livro de Linda Castillo sobre um assassinato brutal que ocorre em uma comunidade Amish, onde uma família toda é morta à sangue frio. A chefe de polícia Kate Burkholder é chamada para resolver o caso, que aos poucos vai se tornando uma história cheia de surpresas, que envolvem até mesmo o passado da policial (Nascida em família Amish).

Os Amish também já apareceram em várias séries de TV, como CSI, Bones, Cold Case e Arquivo X, mas eu não encontrei os nomes dos episódios, se alguém os souber, por favor, avise-nos o/!

Também encontramos uma matéria do Fantástico sobre os Amish, confira aqui.

Bons Pesadelos...

48 comentários:

Anônimo disse...

First

Daniel Augusto disse...

Po Medo B somos seus fãs ....

Mas não apele pelo amor de Cristo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Quem tem medo da familia do tiozinho da aveia Quaker ?????????????




Tá na a hora de reavaliar os posts daqui pq na boa euentro aqui praticamente todos os dias, chega ser um desrespeito um post desse...

Sei que é dificil arrumar materia pra ca diariamente mas mesmo assim , vcs são referencia no meu ver o melhor blog de terror nacional
Nem no Mundo Gump isso se encaixa!

Abraços e continuo fã do blog

Deze Rezende disse...

Eu gostei do post!
Fiquei com vontade de ler o livro, sei que não é um tema que bota medo da forma convencional, mas acho a comunidade amish assustadora.

Luís disse...

Realmente, totalemente fora do contexto do blog, but... bem interessante!
Eles também já foram retratados na melhor série de comédia de todos os tempo: "My name is Earl", quando o Earl e o Randy ficavam esperando pra pegar as menininhas que saiam aos 16 pra conhecer o "mundo".

T1AO disse...

muito bom parabens pra eles mas.....
desculpem ...
não vivo sem internet, adoro filmes de terror acho que vou pro inferno por isso

ai sim...

thiago disse...

E eu pensando que no final do post eria algo sobre algum espírito Amish tormentando alguem poderia ser até os fantasmas dessas pessoas que morrem assassinadas brutalmente.. mas nada..... É.. não terei bons pesadelos

Oda disse...

Bom, para aqueles que não acham nem assustador nem sobrenatural, deveriam assistir o episódio de Arquivo X sobre eles... Não lembro o nome do episódio, mas é bem tenso... Vou ver se acho e trago pra vocês aqui depois...

Flw! Fui!

Oda disse...

Achei :D

Genderbender - Primera temporada Episódio 13.

Assistam tudinho e depois venham dizer se a vida dessas pessoas não é bizzarra.

Contos Sobrenaturais disse...

Nota 10 esse post! :)

Sempre tive curiosidade de saber sobre esse povo, desde que vi um episódio de Arquivo X (Assassino ou Assassina).

Anny Lucard

Bivar disse...

Eu já sabia o básico sobre eles, principalmente na parte onde os jovens tem a chance de sair da comunidade para ver o mundo moderno para então, aceitar qual modo de viver.

Ah, eu lembro muito bem do caso sobre os Amishs em Cold Case, mas não lembro o nome do ep.

Btw, ótimo post (mesmo sendo simples) sobre esse povo. Parabéns, Medo! :D

Unknown disse...

Tenho uma coisa que talvez de pra postar no blog(se você ainda não postou).
Meu professor de matemática disse que a okaida pois um vídeo na internet é quem tem mente fraca e assiste o vídeo se converte.
Eu não sei se é verdade mas não custa procurar um pouco.

HEBYSS disse...

Mto Bom Gostei....
um pouco de Cultura até....
é bom ler coisas interessantes,já cansei dessa monotonia do dia a dia..q tudo q vc vê ouve e passa na vida ,vc já tem uma respostas,tudo tãoprevisivel....
Precisamosler coisas interessantes..se informar msm!!!
continue assim Medo B
Sou fã de vcs....
Bjos



Buh Buterfly

Erik Paulussi disse...

O filme A Vila foi praticamente todo inspirado nessa filosofia de vida. Reparem as claras ligações.

Talvez até possamos dizer que os personagens são, de fato, Amish.

Gostei do post, mas concordo que ultimamente tem faltado terror aqui no blog. Entrava diariamente antes, mas agora dou uma passada uma vez por semana, e olhe lá.

Vilton disse...

Eu vou pedir de novo, e por favor esperem que aceitem, Vocês poderiam fazer um post sobre o filme "No cair da Noite" ele é muito bom.

ctr disse...

n acho q o post de medo,o medo evia parar um pouco com os posts todos dia,as veses e melhor num postar doque ter um post cheio de troll nos coments

Anônimo disse...

No filme Sex Drive - Rumo ao sexo de comedia os jovens la , se perdem na rodovia e vão parar em uma comunidade amish é muito foda , dai eles tao na epoca do Rumspringa , vira uma festa do caramba la IEOOHOIHEIOEOI Eu do risada pacas assistindo Sex drive.

Clarice disse...

gostei do post. E eu tenho medo desse mundo sem tecnologia, apesar que às vezes dá inveja, mas acho assustador não ter nem um celular pra pedir socorro em um caso de desespero.

Anônimo disse...

Estes que dizem que o texto não tem haver com o blog lhes pergunto...

e se você fosse convidado agora para ser amish, acreditando que seria salvo e teria uma vaga no paraiso...

o que você faria? ( não sentiria medo? duvido ! )

Luisinho disse...

por favor,peço que ponham somente coisas que tenham a ver com o sobrenatural.

Luccas disse...

A Religião nos torna idiotas

Z i Z o disse...

você podia postar algo sobre os "the residents" =]

Drika RiLi disse...

queria saber o nome do episódio de Cold Case sobre eles, não lembro de ter visto. Fiquei curiosa agora, se alguém souber, da um toque ai ^^

Drika RiLi disse...

ahaha encontrei.

Cold Case - Running Around (5x03)

Lucas Schimmel disse...

Amish são bem curiosos...

ninjanimal disse...

ah é bones é muito foda

Anônimo disse...

Tem um cara que faz musicas zuando vários famosos chamado Wreid Al Yankovic que fala sobre os Amish. A sátira chama Amish Paradise. Link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=lOfZLb33uCg

Lucianaweb disse...

Não entendi!!!
O que tem de assustador nisso?
É só mais uma religião ou estilo de vida, que seja!
Mas até os espíritas ou nudistas são mais assustadores!

Juliana Verlangieri disse...

ótimo post!
mas como essas pessoas vivem internet, eletricidade? urrr

Andrea Fagundes disse...

Erik Paulussi disse...

O filme A Vila foi praticamente todo inspirado nessa filosofia de vida. Reparem as claras ligações.

Talvez até possamos dizer que os personagens são, de fato, Amish. [2]
Tbém vejo semelhança!
Não é assustador de verdade, mas é meio sinistro...

babi disse...

não me vejo nessa vida '-'

Anônimo disse...

Eu te vejo nessa vida babi, casa comigo?

Leandro disse...

medo, o post foi interessante, porém creio euque deveria apresentar pelo menos um pouco de suspense, sei lá, tipo uma lenda, uma historia no minimo estranha, quando começei a ler esperava algo desse tipo no finalmesmo assim, foi um bom post, fraco, mais bom.

Unknown disse...

Tem tambem um Filme com Harrison Ford em que ele acho que é um fugitivo da policia e acaba vivendo um tempo entre esse Amish.

ǺÐяiǺиØ disse...

eu recomendo o filme holyman undercover/Missão Secreta em pt, assisti a uns meses atras e é muito comedia, fala sobre a vida de um Amish q vai faze 18 anos e com isso ele vai passar um tempo na cidade... procurem uma sinopse aii xD

Dicnix disse...

Aauhsaushauhsauhaus medo do tio da aveia quaker foi comico
Agora viver sem PS3, X360 sem meu smartphone!!!!
Pra mim o mundo pra eles ja acabou faz tempo

thiago disse...

"okaida" ???? Não sabia que a Al-Qaeda era japonesa ehahoiae

Felipe Raoni disse...

pararam totalmente no tempu. mas duvidu si um jovem saisse de la pra se decidir, e eli tran**** com uma gostosa duvidu si eli voltava

yummy disse...

Acho interessante essa cultura Amish, já tinha visto o episódio de Cold Case, achei legal :B

Douglas_HHH disse...

Nada de terror só uma história interessante, esses ameixa ae não sabe o que é tecnologia...

Unknown disse...

ARQUIVO X
1ºTEMPORADA- ASSASINO OU ASSASINA?

Caetano disse...

A Vila... (Filme muito bom!)

Ramso disse...

cada faz o que quer da sua vida uai!

Jéssica disse...

Não deveria, mas alguma coisa me faz perguntar se não há segredos que os amish escondem do resto do mundo, me dá medo siim, acho que deveria haver mais posts sobre essas sociedades estranhas.

Marina de Souza. disse...

Já apareceu também em Law & Order SVU. :D

patryck500 disse...

http://www.neobux.com/?r=patryck500

http://www.neobux.com/?r=patryck500

http://www.neobux.com/?r=patryck500

http://www.neobux.com/?r=patryck500

http://www.neobux.com/?r=patryck500

link ai
trabalhe online sem sair de casa neobux

Anônimo disse...

I knew I got the right blog when I saw a COCK and then OSMAR..pull that in with MISHEMO and MICHLEG ...
" VOILA"!
So..BAMISH?
MEDO?
And you are now connected to KIDDOMP ?
And that's all with OSIRIS- PETWOOD- HYDRA?
You are officially the " MAINE EXECUTIONER"?
Or you are the "MASSACHUSETTS EXECUTIONER"?
You see..we know all the people on this blog, particularly
MEL MARTINEZ.

Anônimo disse...

Me vejo nesta vida pois sou menonita de coração. Lá se vive a paz QUE SOMENTE DEUS PODE DAR. Falamos o pomerano. E a a alegria de ser um Amish é vinda de DEUS que é o dono da HARMONIA DE SUA CRIAÇÃO. GOSTARIA MUITO DE RETORNAR A COMUNIDADE E VIVER A SAÚDE ESPÍRITUAL DADA POR DEUS que começa por um exercício esquecido há milênios pelo mundo...o PERDÃO! E isso eles sabem fazer de coração porque a companhia DESSE GRUPO, É DEUS. E SER OBEDIÊNTE A ELE, É HONRÁ-LO...AMISH!!!

Regiane disse...

Nossa, me lembrou muito um episódio la do comecinho de Arquivo X!