12 de agosto de 2013

Mistério das cruzes de sal



Proteção, superstição ou mau agouro? Essa é a pergunta que moradores de Igarapava (SP) têm feito desde a última terça-feira (6), quando cerca de 30 cruzes feitas de sal grosso misteriosamente começaram a aparecer pelas ruas de diversos bairros do município. De acordo com a população, os símbolos são feitos de madrugada, e as pessoas se deparam com eles geralmente ao amanhecer. Ainda não há pistas sobre o autor dos desenhos e nem sobre a intenção de sua grafia pelas vias.

[leiamais]

O caso tem intrigado os moradores do município e dividido opiniões. Para a aposentada Terezinha Ramalho, as cruzes despertam curiosidade, mas não assustam. "A gente fica se perguntando o porquê. Tem gente que faz cruz nas encruzilhadas e diz que é despacho, mas não acredito nisso. Então eu entendo que deve ser de uma religião, que acha que o sal corta o mal. Para mim é ótimo, eu acho o sal muito bom. Porque o sal limpa o mal, os pecados e o mal da cidade", afirma.

Já o aposentado Ari Mendonça diz que está assustado com o mistério, principalmente pelo fato de ninguém saber quem pode estar fazendo os desenhos. "É uma coisa que a gente não entende. Deitamos, não tinha nada. Acordamos, a cruz estava lá. Ninguém sabe para o que é. Todo mundo quer saber por que essas cruzes estão aparecendo a cada esquina. O pessoal está cismado para saber o que isso quer dizer. Ou é por bem, ou é por mal. Isso traz preocupação. Rezo e peço a Deus para informar pelo menos quem fez essas cruzes", diz.

Além de se assustar, a professora Elis Lacerda Gonçalves acredita que os desenhos pelas ruas desrespeitam as pessoas que moram por perto. "É uma falta de respeito com a crença das pessoas da cidade. Deveriam ter pedido permissão para fazer isso. A gente não sabe quem joga, não sabe qual a intenção. Às vezes olhamos com má intenção, porque se deixa qualquer objeto na porta da casa da gente, seja vela, qualquer outra coisa, ficamos assustados. Agora não sei o que significa a cruz para a pessoa que está jogando", diz.

'Sinal de coragem'

De acordo com o frei Edielson Oliveira da Cunha, pároco de Igarapava, não há motivos para a população se preocupar em relação aos desenhos. "A cruz tem um belo significado, e quem está fazendo deve estar usando esse significado. A cruz é o sinal daqueles que têm coragem de seguir. A cruz é sinal de morte, mas é preciso passar por ela para ressuscitar. Já o sal é muito importante, pois ele serve para dar sabor. Tudo na vida precisa de sal", explica.

O pastor evangélico Moisés Barros afirma que os religiosos pentecostais não acreditam em simbologias. Já os neopentecostais consideram que cruzes e sal têm significado. Barros, no entanto, concorda com o pároco e diz que o importante é que as pessoas saibam respeitar as crenças do próximo. "O povo fica assustado porque não sabe quem foi. Mas se for pela fé, devemos respeitar a fé de quem fez. Se for para abençoar a cidade, que possa ser honrada a fé da pessoa, porque nós queremos o melhor. Cada um deve respeitar a religião e a fé do próximo para poder conviver bem", diz.


Fonte: globo.com
Bons Pesadelos...

29 comentários:

Unknown disse...

Interessante, acho que vou fazer isso aqui na cidade asuheuahseuh aqui todo mundo se assusta também

Hazel Folks disse...

Isso é treta

lucca disse...

ou pode ser uma cruz de cabeça pra baixo!!! quem sabe???

Unknown disse...

Isso é a forma q religiosos encontram pra marcar certos pontos da cidade, onde tenha ligação pra realizar algum ritual. Já fizeram assim na minha cidade.

Greece disse...

afastar demônios.

Deodato Príncipe disse...

Antigamente se faziam cruzes de sal em cima das mesas ou mesmo nos telhados para afastar raios das proximidades. Alguém já perguntou se Igarapava teve algum problema com tempestades ultimamente?

Sam Cromwell disse...

Pra mim a cruz era um instrumento de tortura, nada mais.

The treta has been planted

Leo Rossi disse...

Sam e Dean Winchester passaram por ali...hehehe

Hazel Folks disse...

It's gonna blow!!

rogerio disse...

kkkkkk

Unknown disse...

Kkkk pensei que era só eu que ia lembrar do seriados

Unknown disse...

Gravaçao da 8ª Temporada de Supernatural ^_^

Fe_kansas disse...

Quando morei em Ituverava (próximo à Igarapava), aparecia não só cruzes, como também chegaram a forrar a rua inteira com sal grosso... vai saber né!

Paula Nascimento disse...

pode ser ritual de alguma religião, alguma ceita, mas eu acho que não tem nada que se preocupar, só nos desperta a curiosidade mesmo...

Anônimo disse...

E os créditos do Sobrenatural.org ou Assombrado.com ?

G-MODDER disse...

aqui em Aparecida de goiania, quando os parça
faz cruz de sal no chão, e pq alguém vai ser executado.

Unknown disse...

ja aconteceu um caso desses aqui na minha cidade a alguns anos... tinha essa cruzes nas principais esquina do meu bairro e no centro. na época não dei bola.

Eu Oculto disse...

por lo general la sal se relaciona con la purificación, la limpieza ... pero no se puede saber a ciencia cierta en este caso.

parece La iglesia evangélica ha utilizado :

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080206045537AAnGQgN

Unknown disse...

deveriam fazer um filme disso , dps de um tempo os moradores colocam cameras nas ruas , eles se revezam pra ver quem faz isso mas todos que conseguem ver são mortos , seria foda

Unknown disse...

Alá minha cidade no MedoB! HEUAHUEHUAHEUHUE

-Míris

Sentimental Girl disse...

Me lembrei do Supernatural hahaha, mas é intrigante mesmo, eu acho que etão tentando purificar essas encruzilhadas (esquinas são encruzilhadas, só muda se são em x, t ou y), pq encruzilhadas são lugares onde geralmente se faz "despachos" né. Então, eu acho que devem estar tentando bloquear a energia dali. Ou não né, sou péssima para formular teorias

Pk Ninguém disse...

Pode parecer mentira, mas quando era criança lembro que por diversas vezes vi cruzes e círculos desenhados com um pó branco em diversos pontos da Ilha de Paquetá, na época só ia lá nos fins de semana.

Um dia vi um casal fazendo um desses círculos no meio da rua, estava com alguns amiguinhos quando vimos e ficamos olhando, quando eles nos viram saíram correndo.

Nunca entendi o porquê daquilo.

disse...

Segue o link de um vídeo feito por uma Tv local.
http://www.youtube.com/watch?v=kAYbPo4vfFw

NerdHate disse...

já ouvi falar de um rito de origem maçônica com cruzes de sal pra espantar energias ruins... também já estudei numa escola pequena particular cujo diretor era maçon, inclusive o logo da escola era um triangulo com um sol (simbolo da maçonaria) e na volta das ferias nos deparamos com todas as salas com alguns resquícios de sal grosso nos cantos, como se tivessem feito um pessimo trabalho em recolher todo sal
nao duvido que o próprio prefeito encomendou o ritual

Unknown disse...

Que legal, imagina se forem almas colocando essa cruzes ...

Unknown disse...

Me pergunto se as cruzes de sal estão formando algum simbolo que só pode ser visto do alto. Seria interessante marcar os pontos em que as cruzes estão e ver se formam alguma coisa.

MikeBr disse...

Alguem vai querer fazer um círculo de transmutação na cidade inteira, prevejo alguem tentando criar a pedra filosofal xD

Sabrina disse...

Na minha cidade tem um homem aposentado que faz isso tbm. Ele não é velho é aposentado porque ficou maluco, não sei porque ele enlouqueceu.rsrsrs Ele faz várias coisas e uma delas é fazer cruzes e linhas de sal nas esquinas, em toda a cidade para afastar os espíritos e demônios. E ele disse que tem um bairro em particular que possui mais vibrações do mal.

Hipster Jack disse...

na minha cidade tbm tinha e a glr ficava espantada e tlas, mais é algo de uma igreja crente ai, foi o que falaram aki mais sempre é um misterio!